Cabelos coloridos: dos procedimentos aos cuidados

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca coloriu o cabelo, ou morre de vontade de colorir? Este universo das cores é encantador e as suas infinitas possibilidades nos deixam muito entusiasmados, não é mesmo?

Nossos cabelos contam naturalmente com uma fábrica de cor; as células responsáveis pela tonalidade dos nossos cabelos são os melanócitos, estes, trabalham em conjunto com as células queratinócitas, e vão depositando pigmento durante a formação do fio, ainda dentro do couro cabeludo. Os melanócitos produzem a melanina, que é um pigmento natural, tendo a função de definir a cor dos nossos cabelos. A melanina também tem a função de nos proteger dos raios solares de forma natural, evitando danos causados pela radiação solar ao fio. Após a apoptose (morte) dessas células, inicia-se o surgimento dos temidos e odiados fios brancos. 

Baseado no sistema natural de coloração, surge o interesse das indústrias em reproduzir de forma artificial e com mais opções de cores, as colorações encontradas no mercado. 

Mais qual a cor ideal? Qual combina com meu tom de pele ou com minha personalidade? São essas algumas das perguntas que podem surgir antes de realizar o procedimento. E embora pareça simples, realizar esse procedimento pode mudar drasticamente a estrutura do fio, dependendo do resultado desejado. 

Avaliação

Sempre antes de realizar qualquer procedimento químico, é imprescindível que o cabelo seja avaliado por um profissional, para que sejam levados em consideração vários aspectos que vão influenciar muito o resultado do procedimento, aspectos como: porosidade, tom natural, presença de fios brancos, volume e por ai vai. Pode parecer que não, mas isso interfere e muito no sucesso da transformação. 

Coloração

A coloração é um procedimento químico oxidativo (usa peroxido de hidrogênio para revelar a cor no cabelo). Às vezes este processo pode ser só pra realçar e dar um brilho ao tom já existente, no caso dos tonalizantes, mas muitas vezes ele é pra mudar a cor definitivamente. Quando o desejo é mesmo alterar o aspecto por completo, a coloração funciona penetrando dentro dos fios, removendo a cor natural e depositando a nova cor. Neste processo o cabelo acaba sofrendo alguns danos.

Cabelos Brancos

Por se tratarem de fios totalmente despigmentados, eles são transparentes quando vistos no microscópio. Muitas vezes são mais finos e secos, devido a diminuição da atividade das glândulas sebáceas. São mais queratinizados, o que os tornam muitas vezes, difíceis de colorir e com maior tendência a desbotarem mais rápido. Por isso muitas mulheres acreditam que seu cabelo cresce por conta desse desbotamento, e isso leva muitas delas a realizarem retoques com intervalos curtos, o que deve ser observado com muita atenção, afinal estamos falando de um procedimento químico e sua repetição tem lá suas consequências.

Pós – coloração 

Cabelo colorido, resultado maravilhoso e satisfação total, entra aí uma fase muito importante e decisiva para a durabilidade do resultado, a querida manutenção.
E porque é importante ter cuidado especial com os cabelos após a coloração? Bom, primeiro que se trata de um procedimento químico, e como todo cabelo que passa por ele precisa de cuidados regulares e segundo, quando colocamos uma cor artificial se faz necessário o uso de produtos que tenha a capacidade de tratar, manter e aumentar a durabilidade da cor e do brilho nos fios.

Para tanto, deixo a dica da nossa Linha Color System, idealizada para oferecer proteção extrema contra agressões externas, como também tratar e prolongar a durabilidade da cor e brilho. Ela também é livre de corantes, parabenos e conservantes. Enriquecida com bioativos; uma linha vegana e com recursos maravilhosos advindos da natureza para cuidar das suas madeixas.

A linha é composta por shampoo, máscara e finalizador, este último é tão importante quanto os primeiros, pois sua fórmula cria um filme que protege muito a cor e os fios dos agentes agressores externos, que degradam a cor além de conter também fotoproteção, presente em todos os itens da linha.

Não basta apenas fazer uma boa escolha de cor e uma boa aplicação, tão importante quanto são os cuidados com a manutenção. 

Esperamos que essas dicas possam contribuir e agregar no seu cuidado do dia a dia, seja você de cabelo colorido ou que esteja pensando em mudar.

Artigo por Lucas Maia | @maia_instituto – Master Aneethun