O cabelo se acostuma com os produtos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Encontrar os produtos ideais para as madeixas, aqueles que garantem ótimos resultados e efeitos magníficos, podem trazer uma sensação de alívio. É como se a busca incessante pelo tratamento perfeito tivesse finalmente chegado ao fim. Mas com certo tempo de uso, o resultado pode não parecer o mesmo, os cabelos podem ficar pesados e com aspecto opaco, e muito se especula sobre o fato das madeixas se acostumarem com os produtos. Será que isso realmente acontece?

Shampoos, máscaras de nutrição, finalizadores e outras inúmeras opções dentro deste universo trazem fórmulas para cada tipo de cabelo. Uma composição específica para hidratar cabelos secos, por exemplo, age tratando este estado dos fios até que eles apresentem aspecto saudável. Como a pessoa não vê outra alteração, acha que o produto não está fazendo efeito e se “acostumou” com o cabelo. Mas na verdade a sua proposta já foi atendida.

Para quem tem cabelos quimicamente tratados essa sensação é bem maior. Colorações e alisamentos constantes, fazem com que a fibra se torne mais ressecada ou danificada. Assim, o cabelo pode demorar a apresentar o resultado esperado e deixar uma percepção de “que o produto não está fazendo efeito”.

Meu relacionamento de amor com produto chegou ao fim?

Se você já não percebe o mesmo resultado que a fez se encantar pelo produto, é melhor adormecer este sentimento e dar espaço para novas descobertas. É preciso tentar entender melhor o que o cabelo está pedindo e sentir o que ele realmente precisa naquele momento. O efeito cosmético é o mesmo, mas as necessidades é que mudam, e aqueles ativos presentes no produto já não são mais necessários, então é chegada a hora de apostar em um outro produto. 

Aquele que deixar os fios saudáveis, macios, maleáveis e brilhantes é o que deve ser usado. A troca é importante, mas se houver muitas mudanças entre diferentes marcas pode ocorrer uma saturação de nutrientes, resultando em um cabelo sobrecarregado e com resíduos. O interessante é ter duas linhas que atendam às necessidades dos fios, e intercalá-las de vez em quando.

No fim é possível ter na sua rotina de cuidados diferentes produtos que disparem seu coração.

Aposte também nesta dica infalível, faça cronograma capilar, realizando os rituais de hidratação quando os cabelos estiverem secos, nutrição quando estiverem ressecados e sem maleabilidade, e reconstrução, quando estiverem danificados e quebradiços. 

Renata Lima – Educadora Aneethun