3 dicas para encontrar o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo!

3 dicas para encontrar o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Não existe mágica para deixar o cabelo bonito e sedoso. Independentemente de ele ser liso, cacheado, crespo, seco, oleoso ou tingido existem algumas regras essenciais para cuidar dos fios. Além de hidratá-lo com certa regularidade, repor os nutrientes dos cabelos com processos químicos e que sofrem agressões causadas pela chapinha e o babyliss, saber escolher o shampoo para o seu tipo de cabelo é imprescindível.

E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Ensinaremos algumas dicas essenciais para encontrar o shampoo ideal e deixar o seu cabelo maravilhoso. Confira!

O que considerar ao escolher o shampoo para o seu tipo de cabelo?

o que considerar ao escolher o shampoo para o seu tipo de cabelo

Entender quais são as necessidades do seu cabelo é o primeiro passo antes de comprar um shampoo. Talvez, seus fios estejam pesados e sem vida, pois você não está tratando deles como deveria.

O cabelo liso apresenta características diferentes do cabelo cacheado e, por conta disso, os cuidados necessários serão diferentes. Isso também acontece se o seu cabelo for seco e tingido e você estiver usando produtos voltados para fios oleosos.

Provavelmente, provocará o efeito contrário do que estava esperando, não é mesmo? Dessa forma, saber escolher o shampoo faz toda diferença no resultado a ser alcançado.

Qual a importância do shampoo?

qual a importancia do shampoo

O shampoo promove a limpeza do fio, eliminando as gorduras, retirando resíduos de produtos que você usa ao longo do dia e de sujeiras que vão se acumulando no couro cabeludo e na haste capilar.

O melhor shampoo é aquele que realiza a limpeza com eficácia e não resseca os fios. Por conta disso, o ideal é que você opte por um produto de qualidade, que além de tratar, também o hidrate, que tenha um ótimo custo-benefício e contenha todos os princípios ativos indispensáveis para deixá-lo como se você tivesse acabado de sair do salão de beleza. De preferência ele deve ser da mesma marca que o condicionador e da máscara de tratamento.

E não se preocupe! Você não terá que fazer isso sozinha! Nós já te ensinamos 9 truques para potencializar a hidratação do seu cabelo. Agora, listamos as principais qualidades de tipo de fibra capilar e o que você deve analisar ao escolher um shampoo.

Qual o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo?

Cabelo liso

cabelo liso

O cabelo liso tem o que é chamado de curvatura perfeita, ou seja, a hidratação dos fios é natural e por conta disso ele não precisa de tanta reposição de nutrientes como outros tipos de cabelo. O indicado é que você observe no rótulo se o shampoo é recomendado para fios grossos ou finos, pois essas classificações podem provocar efeitos diferentes.

Por exemplo, para evitar que ele fique pesado e deixá-lo mais encorpado, dê preferência para shampoos que contenham bálsamo e proteínas na fórmula.

Outra dica para esse tipo de cabelo e que potencializará a ação de prevenção do shampoo contra a oleosidade é não lavá-lo com água quente. Se não for possível realizar a limpeza com água gelada, priorize para que pelo menos o processo de enxague aconteça nessa temperatura — essa tática ajuda a dar mais brilho aos fios.

Cabelo crespo

cabelo crespo

 

Lavar o cabelo crespo com o shampoo errado pode fazer com que ele não tenha cachos bem definidos e que fique com bastante frizz. Esse tipo de fio precisa de produtos que sejam realmente hidratantes e que reforcem a sua beleza natural. Shampoos com quinoa e queratina na fórmula são os ideais.

Cabelo cacheado

cabelo cacheado

Um erro muito comum é achar que um shampoo para cabelo liso contribuirá para alisar um cabelo cacheado. Não se engane, eles não são capazes de provocar esse efeito.

Um cabelo cacheado malcuidado se torna sem vida e seco. E ninguém quer isso, certo? E saiba que não são apenas os processos químicos que podem prejudicar a qualidade dos seus fios. A exposição ao sol, ação do vento, água do mar e a poluição podem causar esse ressecamento.

Para tratar e cuidar dos fios, é aconselhável optar por shampoos que contenham pantenol e proteínas, de modo a complementar a ação da máscara hidratante.

Em caso de pontas duplas, procure por produtos que promovam a selagem das pontas e que tratem os danos.

Cabelo oleoso

cabelo oleoso

Já existe no mercado shampoo anti-resíduos que promovem uma limpeza profunda e que são capazes de controlar a oleosidade do couro cabeludo. Shampoo com jojoba, chá verde, própolis, arnica e menta são os mais indicados para tratar e prevenir esse problema.

Agora, se o seu cabelo tem a raiz oleosa e as pontas secas, em hipótese alguma deixe que um condicionador atinja o couro cabeludo. Nesse caso, o shampoo anti-resíduos pode ser aplicado na raiz e um anti-frizz no comprimento.

Saiba que se a quantidade de sebo produzida for grande, aumentam as chances de você desenvolver caspa. Então, todo cuidado é pouco.

Cabelo tingido

cabelo tingido

O cabelo tingido passa por um processo muito agressivo durante a troca da cor. Portanto, para que os fios não fiquem quebradiços e fracos, repor nutrientes e reforçar a hidratação deles é muito importante. Para descolori-lo com água oxigenada, por exemplo, é removida uma camada de proteção, deixando o cabelo mais frágil e sensível.

Além disso, a escolha adequada do shampoo garantirá a manutenção da cor e contribuirá para que o tom se mantenha vivo por mais tempo, retardando ao máximo o desbotamento.

Produtos com aminoácidos e ácido glicólico na fórmula ajudam a repor todas as proteínas perdidas e renovam a fibra capilar e celular, formando uma camada protetora em volta do fio.

A Aneethun desenvolveu diferentes linhas de produtos de cabelo, para tratar, hidratar e dar brilho a todos os tipos de fios. São produtos de qualidade e que certamente transformarão a sua cabeça. Confira em detalhes cada uma e veja qual é o mais indicado para deixar o seu cabelo igual ao de uma diva do cinema!

26 Comentários


  1. perfeito esse post, nossa tirou muitas dúvidas e aprendi muito por isso que sou fã da Aneethum.


    1. Obrigado pelo seu comentário, Núbia! Que bom que gostou, fique à vontade para sugerir outros assuntos que você gostaria de ver aqui no blog também.


  2. Cabelos cacheados. Secos. Sem vida. Que linha devo usar


    1. Olá Sandra! A linha Slym System da Aneethun promove nutrição, condicionamento imediato e hidratação profunda, resultando em uma eficiente ação antivolume. Além disso, ela possui um excelente modelador de cachos, consulte seu cabeleireiro.


  3. faltou champoo para cabelo quimicamente tratados


    1. É verdade Sirleide, bem observado! Obrigado pela dica, vamos acrescentar no texto.


  4. Pra quem tem a raiz do cabelo lisa e metade cacheado qual deve usar


    1. Olá Juliana! Como você possui cabelos mistos, o mais indicado seria a Linha A da Aneethun, que hidrata e nutre suavemente os fios, proporcionando brilho e maciez, revitaliza os cabelos, desembaraça e restaura pontas duplas.

      Obs: É muito importante que só aplique máscara de hidratação do meio para as pontas, principalmente por ter a raiz lisa, assim não terá risco de deixa-la oleosa.


  5. Meu cabelo tá elástico i quebradiço qual ilha de shampoo eu devo usa ti RS essa minha dúvida


    1. Olá Vaneide! Como seu cabelo está elástico e quebradiço, recomendamos o serviço de Reconstrução Capilar da Linha Queen Profissional da Aneethun, que possui Geleia Real. Ela é rica em vitaminas, proteínas, polissacarídeos e agentes nutritivos que reconstroem a fibra capilar e devolvem a elasticidade comprometida pela ação química.


  6. Que shampoo devo usar? Tenho cabelos loiros e lisos mais a raiz é oleosa e as pontas secas


    1. Olá Max lene! Como o seu cabelo é loiro, você poderá utilizar a linha Blond System da Aneethun, Shampoo Silver e Máscara Iluminadora do comprimento às pontas, também é aconselhável alternar com o Shampoo da linha Venit System, assim você manterá seu loiro luminoso e sua oleosidade controlada. Se mesmo assim as pontas continuarem secas, utilize o BB Queen, ou o Lumière Serum.


  7. Minha filha tem apenas 8 anos e fiz beleza natural nela por um ano, por ter muito volume e cachos não definidos.qual linha uso nela porque agora o cabelo dela está opaco e mais volumoso ainda??


    1. Olá Dalila! Para cabelos ressecados e volumosos a linha mais indicada é a Aneethun Slym System. Ela promove nutrição, condicionamento imediato e hidratação profunda, resultando em uma eficiente ação antivolume.
      Para saber mais sobre a linha Slym System, acesse: https://goo.gl/2djXMO


  8. BOA TARDE
    TENHO CABELO LISO E COM LUZES PEROLADAS. MEU CABELO FICA IMPOSSIVEL DE PENTEAR GOSTARIA DE DAR BRILHO.QUAL LINHA VC PODE ME ENDICAR OBRIGADA


    1. Olá Vanessa! O ideal é você procurar um bom cabeleireiro e, através de uma avaliação, ele indicará um bom tratamento.


  9. Depende do resultado que você deseja!
    Se quer ele liso, a linha Liss System promove um alinhamento e controle do frizz que vão deixar suas madeixas maravilhosas!

    Jonatan Junior


  10. Boa noite, meu cabelo é tingido, liso, fino, seco e com frizz no comprimento e raiz oleosa. Qual linha de tratamento devo usar?


    1. Olá Giselda!
      Temos várias linhas que atendem a sua necessidade, cabelos quimicamente processados necessitam de linhas com maior poder de reconstrução. VocÇe pode optar pela Queen, Force ou Quinoa que é sucesso garantido!

      Abraços,
      Jonatan Junior


  11. Meu cabelo é anelado e nos últimos tempos anda opaco sem vida e muito quebradiços


    1. Neusa, tudo bom?

      Cabelos ondulados, cacheados e crespos tem necessidades especiais por causa de suas texturas únicas! A nossa linha Cachos Therapy atende a necessidade desses cabelos devolvendo saúde, brilho e vitalidade! Invista também em um cronograma de tratamento para devolver a força e o brilho aos seus cabelos!

      Jonatan Junior


  12. Olá boa tarde,tenho alisamento a raiz esta ondulado e cria deixar de fazer alisamento e tenho madeixas loiras que produtos me aconselha? Obrigada


    1. Olá Ana Catarina! Tudo bem? Como possuímos linhas com indicações diferentes, várias podem repor as substâncias que seus fios necessitam. Entretanto, é necessário saber quais são essas substâncias, qual seu tipo de cabelo, entre outros detalhes para que a linha escolhida seja de fato a melhor para seus fios. Por isso, o ideal é procurar um profissional credenciado pela Aneethun em sua região para um diagnóstico capilar presencial que identifique as singularidades de seu cabelo e qual linha da Aneethun possibilitaria o melhor resultado. Para encontrar os estabelecimentos credenciados mais próximos de você, acesse http://midi.as/LocalizadorOndeComprar. Sempre que precisar é só nos chamar, tá? ❤


  13. Olá! Meu cabelo sempre foi liso…mas depois da gestação ficou ondulado e com frizz! Gostaria q eles ficassem lisos de novo. Algum shampoo ajuda nisso?


    1. Olá Carolina! Tudo bem? Em primeiro lugar, desejamos uma vida longa e feliz ao seu filho. Em segundo lugar, para continuarmos o seu atendimento, precisamos de entender se você está procurando uma linha de transformação ( alisamento ou relaxamento ) . Tá bem?

Comentários encerrados.