Dicas

Conheça 7 produtos finalizadores e escolha o ideal para seus cabelos

Não importa qual shampoo e máscara você use, os seus cabelos nunca ficam com o efeito do salão? Já tentou diversas marcas, mas nenhuma deixa os seus fios com o aspecto natural?

Talvez você precise recorrer aos produtos finalizadores de cabelo. Eles são usados após o processo de lavagem, não precisam de enxague e servem para ressaltar as características naturais das suas madeixas.

Continue a leitura e descubra como escolher o finalizador ideal para o seu tipo de cabelo, quais são os benefícios de cada produto e como fazer a aplicação de cada um.

 

  1. Leave-in

Indicado para os cabelos que necessitam de up no tratamento, o leave-in pode se tornar um braço direito durante o processo de secagem, fazendo com que a escova deslize pelo cabelo. Sem falar no controle do volume para os cacheados. Mas não se esqueça caso seja usado a chapinha, babyliss, difusor e secador, o leave-in deve conter proteção térmica e de quebra proteção solar, para proteger os cabelos dos raios UVA e UVB.

Esse tipo de produto finalizador deve ser evitado por quem possui o cabelo naturalmente oleoso e deve ser usado com cuidado por quem tem a raiz oleosa, com aplicação indicada apenas para -as pontas.

Existem diversos tipos de leave-in, cada um para uma necessidade, como:

  • controle de volume;
  • prolongação de cor;
  • proteção contra os raios solares;
  • proteção térmica;
  • restauração de pontas;
  • e muitas outras opções.

Como utilizar

A aplicação deve ser feita com os cabelos úmidos após a lavagem e não é preciso enxaguar os fios para retirar o produto.

O creme deve ser aplicado apenas do comprimento até as pontas, tomando cuidado para não colocar muito leave-in e deixar o cabelo com aspecto pesado e sujo (a quantidade vai depender do comprimento dos fios).

  1. Ativador de cachos

Muitas pessoas cometem o erro de usar o leave-in como um ativador de cachos e não têm o resultado tão esperado. Isso porque cada produto tem uma finalidade, e os cremes sem enxágue são mais utilizados para controlar o volume e até mesmo alisar os fios (mesmo os que são específicos para cabelos cacheados).

Os ativadores retiram o peso dos cabelos e dão maior movimento aos fios, hidratando as pontas, retirando o efeito de frizz e deixando os cachos mais definidos e com mais volume. Quem possui os cabelos crespos também pode se beneficiar desse produto, já que ele vai hidratar o comprimento dos fios.

Como utilizar

Após a lavagem, penteie os fios normalmente, ou desembarace com os dedos, divida-os em mechas e então aplique o ativador de cachos nos cabelos ainda úmidos, do comprimento até as pontas de cada parte separada.

Amasse as mechas, de preferência com um tecido de malha, que absorva a água e mantnha os cachos modelados, para garantir que os cachos ficarão soltinhos e com volume controlado.

A quantidade vai depender do comprimento do seu cabelo, mas comece aplicando o equivalente a uma moeda de R$ 1,00 em cada mecha e aumente a quantidade se sentir que os fios ainda estão ressecados.

 

  1. Mousse

São produtos finalizadores em forma de espuma, muito utilizados para dar corpo e volume aos fios. Por não possuírem óleos na sua fórmula, são ideais para serem utilizados em qualquer tipo de cabelo, da raiz até as pontas.

Podem ser utilizados antes da escova para dar volume à raiz do cabelo. Também são indicados para aplicação antes do babyliss, ajudando a formar as ondas, e antes da chapinha, para aumentar o efeito liso.

Também existem opções de fixação para os mousses, variando dos fracos (ideal para cabelos mais curtos) até os extrafortes (mais indicados para cabelos compridos e pesados).

Como utilizar

Aplique uma quantidade significante nos fios ainda úmidos e depois faça o procedimento que preferir.

Para dar mais volume à escova, aplique o produto também na raiz dos cabelos.

Se a sua intenção for ativar os cachos, amasse os cabelos após a aplicação e deixe eles secarem naturalmente.

  1. Sérum, silicone e reparador de pontas

Esses são os produtos mais oleosos, indicados para reparar as pontas duplas, acabar com o frizz, dar mais brilho aos fios e impermeabilizar os cabelos, garantindo que a chapinha ou a escova durem mais.

São produtos indicados para quem possui as madeixas sem brilho e ressecadas devido a processos químicos. É importante lembrar que esses produtos não são hidratantes nem funcionam como tratamento para quem está com os fios danificados. Eles são usados apenas para camuflar os problemas.

Como utilizar

Aplique nas pontas dos cabelos já secos ou após passar a chapinha.

Primeiramente, deposite o produto nas pontas e depois passe o que sobrou na mão no comprimento dos fios, tomando muito cuidado para não aplicar o óleo na raiz do cabelo.

Também não é indicado usar muita quantidade desses produtos finalizadores, já que eles são muito oleosos e podem deixar o seu cabelo com aspecto pesado e sujo.

Importante: não utilize serum, silicone nem reparador de pontas antes de fazer escova ou chapinha. Como são produtos oleosos, eles acabarão “fritando” o seu cabelo devido ao calor dos processos.

  1. Pomadas e ceras

São produtos finalizadores que podem ser utilizados em penteados por terem poder de fixação. Por controlarem o frizz e darem destaque às pontas dos cabelos, também são indicados para modelar fios repicados e franjas.

É ideal para quem possui cabelos curtos ou médios, fios repicados, franja lateral ou cortes assimétricos.

Como utilizar

Coloque um pouco do produto (o equivalente a um grão de ervilha) nas pontas dos dedos e vá aplicando de forma moderada nas pontas do cabelo, sem chegar com o produto perto da raiz para não deixar as madeixas pesadas e com aspecto de sujas. Tome muito cuidado ao usar o produto na franja.

  1. Hairspray

Possuem mais poder de fixação do que as pomadas e as ceras. Por isso, são mais indicados para serem usados para finalizar penteados.

Eles são fabricados em diversas intensidades e devemos usar de acordo com o poder de fixação que desejamos: baixo, médio, forte ou extraforte. Também são ótimos aliados para quem deseja fixar os cachos por mais tempo após o babyliss ou até mesmo depois do cabelo secar naturalmente.

É importante lembrar que estes produtos dão um efeito mais seco aos fios.

Como utilizar

Não existem segredos na utilização dos sprays de fixação. Basta escolher o ideal para a sua necessidade e mirar o jato no local onde você deseja fixar o penteado.

Aplique sempre a uma distância de 30 centímetros do cabelo para garantir que o jato não fique concentrado em apenas um lugar.

Existem diversas opções de produtos finalizadores. O ideal é saber qual é a necessidade dos seus cabelos e escolher o ideal para o que você precisa, lembrando das regras de aplicação de cada um — principalmente os mais oleosos, que tendem a deixar os fios pesados.

Gostou das dicas? Fique ligado! Toda semana mais informação por aqui e em nossas redes sociais.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Hidratação para cabelos: saiba como prolongar os efeitos!
10 dicas para ter um cabelo cacheado lindo e poderoso
Descubra os segredos para descolorir cabelos cacheados

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web