Guia definitivo: como cuidar dos cabelos curtos

Guia definitivo: como cuidar dos cabelos curtos

Tempo de leitura: 6 minutos

Modernos e despojados, os cabelos curtos estão entre as principais tendências de cortes na atualidade. É ideal para mulheres que querem um toque de ousadia, mas não abrem mão de se sentirem lindas e femininas. Os cabelos curtos são mais práticos em alguns aspectos, mas engana-se quem acha que, ao passar a tesoura nas madeixas, os cuidados serão deixados de lado.

Manter a beleza dos fios curtos não é complicado se você sabe exatamente o que fazer. Se você ainda tem dúvidas, aprenda agora como cuidar dos cabelos curtos das suas clientes!

Dicas para escolher o corte perfeito

dicas para escolher o corte perfeito

Na hora de definir qual formato de corte será o mais adequado, leve em consideração os seguintes fatores:

Formato do rosto

formato do rosto

Para cada formato de rosto existe um corte de cabelo mais apropriado. Quem tem o rosto mais arredondado, deve dar preferência a cortes com pontas retas. Se o rosto é mais fino, pontas assimétricas dão um visual mais moderno e harmônico. Para rostos largos, aposte em cortes desfiados com a frente mais longa. Franja, nesses casos, pode ser uma boa opção. Para as mulheres com formato de rosto achatado, o ideal é um corte em camadas que dê mais volume no topo da cabeça.

Corpo da mulher

Antes de passar a tesoura nas madeixas, verifique as proporções com relação ao corpo da mulher. Quem é mais alta pode sim ter cabelos curtos, mas deve-se tomar cuidado com os cortes estilo “Joãozinho”. Por outro lado, as mulheres com pescoço encurtado podem ter cortes bem curtos para conseguir equilibrar o visual e alongar a silhueta.

Textura do cabelo

O tipo de cabelo também deve ser levado em consideração antes de escolher o corte. Cabelos cacheados não podem ser cortados muito retos, senão correm o risco de ficarem com o aspecto armado. Para valorizar os cachos, invista em cortes com camadas. Mas, se o objetivo é controlar o volume, não corte camadas para além do necessário. Cabelos lisos se adaptam muito bem aos cortes mais curtos. Fios mais finos pedem um corte repicado para ganhar um pouco mais de volume.

Cuidados que devem ser ensinados no salão

cuidados que devem ser ensinados no salao

Manutenção do corte

O cabelo curto demanda manutenção de corte constante. O crescimento dos fios fica mais aparente e o corte perde as características mais rápido. Por isso, quem tem fios curtos deve visitar o salão de beleza com mais frequência para manter o corte no formato certo.

Controle da oleosidade

Por causa da maior proximidade entre o comprimento dos fios e as glândulas sebáceas, cabelos curtos tendem a ficar mais oleosos. Quem já tem o cabelo oleoso ou misto, precisa se preparar para lidar com o aumento da oleosidade. Mas não há motivo para as clientes desistirem do corte. Com os cuidados adequados, é possível tratar a oleosidade e ter fios deslumbrantes.

Cuidados com a hidratação

Mesmo com o aumento da oleosidade natural dos cabelos, os fios curtos não dispensam uma boa hidratação. Deve-se usar máscaras de tratamento com uma frequência de, pelo menos, 15 dias. Dessa forma, será possível evitar ressecamento, controlar o frizz e eliminar danos causados pelo secador.

Possibilidades de modelagem

Para diversificar o visual dos cabelos curtos, vale investir em finalizadores. Existem várias opções no mercado, inclusive produtos que não deixam a raiz oleosa. Em cabelos lisos, a aposta deve ser em pomadas de finalização seca para dar textura aos fios. Quem quer mais volume, deve optar por produtos em mousse. Cabelos cacheados se dão melhor com ativadores de cachos.

Aprenda a lavar o cabelo curto passo a passo

aprenda a lavar o cabelo curto passo a passo

O cabelo curto tende a ficar oleoso mais rapidamente e, portanto, precisa ser lavado com mais frequência. Confira o passo a passo de como cuidar dos cabelos curtos durante a lavagem:

  1. Antes de tudo, lembre-se de usar água de morna para fria, já que a alta temperatura pode provocar ressecamento dos fios.
  2. Aplique o xampu no couro cabeludo, mas esteja atento à quantidade. Exagerar no produto pode danificar e causar acúmulo de resíduos nos fios. A quantidade ideal de xampu por aplicação é de, no máximo, uma moeda de 50 centavos. Nas clientes que não têm cabelos muito oleosos e preferem lavá-los todos os dias, você pode aplicar o xampu apenas uma vez. Já nas clientes com cabelos com bastante oleosidade ou que lavam com menos frequência, você poderá fazer uso do xampu mais de uma vez para deixar as madeixas bem limpas.
  3. Se os cabelos estiverem precisando de hidratação, aplique a máscara de tratamento antes de usar o condicionador. Aguarde o tempo especificado na embalagem e enxágue completamente.
  4. Para fechar as cutículas da fibra capilar, finalize a lavagem aplicando o condicionador apenas no comprimento dos fios. Pode ser mais difícil manter o condicionador longe da raiz, mas o esforço não deve ser deixado de lado. O contato do produto com o couro cabeludo pode provocar ainda mais oleosidade, além de ter mais chances de causar coceiras e dermatite seborreica — popularmente conhecida como caspa.
  5. Na hora de secar, não friccione a toalha contra os fios. Para evitar o frizz e absorver o excesso de umidade, o ideal é apertar suavemente os cabelos com a toalha.

Cuidados com procedimentos químicos em cabelos curtos

cuidados com procedimentos quimicos em cabelos curtos

Apenas um procedimento químico por vez

Além do corte, muitas mulheres querem mudar a cor ou a textura dos fios. Porém, é preciso ter cautela para não danificar os cabelos. Os fios curtos tendem a ser mais sensíveis e, portanto, é recomendado aplicar apenas um procedimento químico por vez para manter os cabelos saudáveis. Pode ser tentador tingir os fios logo após o alisamento, mas ao abusar da química haverá risco de sobrecarregar a fibra capilar. Isso pode, dentre outras coisas, deixar os cabelos opacos e causar queda.

Manutenção da cor

Se além de cortar os cabelos há a vontade da cliente de mudar a cor, o retoque deve ser mensal. Mas a vantagem dos cabelos curtos é que dá pra disfarçar a raiz com mais facilidade. Mudar o formato da franja, brincar com texturas e movimento é mais fácil em cortes mais curtos. E isso ajuda muito na hora de esconder fios brancos ou a raiz já crescida.

Uso de escova progressiva e definitiva

As clientes que não abrem mão da escova progressiva ou da definitiva, mas querem adotar um corte curto, devem tomar ainda mais cuidado com a saúde dos fios. Isso porque os cabelos curtos ficam mais susceptíveis a quebras e danos. Tente espaçar ao máximo os retoques, dando um prazo de pelo menos 4 meses entre as visitas ao salão. Outro cuidado é com a aplicação do produto. O contato da química com o couro cabeludo pode provocar queimaduras e descamação.

Os cortes curtos vêm ganhando cada vez mais fãs. Mas saber como cuidar dos cabelos deve ser a prioridade para manter os fios bonitos e saudáveis. Se você sabe de uma dica incrível para deixar as madeixas ainda mais lindas, compartilhe aqui nos comentários!

3 Comentários

Comentários encerrados.