Ter um cabelo de atriz de novela é um sonho de muitas mulheres. E as promessas de melhorias estão por todos os cantos, encantando potenciais clientes. O acesso à informação e a possibilidade de atrair as amantes da coloração de cabelos, fazem com que uma infinidade de ofertas se apresente aos olhos das interessadas.
Tal fato nos faz chegar a um denominador comum. Você precisa estar inserida nesse mundo, aprofundar conhecimentos e melhorar a comunicação para aumentar o poder de barganha. E o melhor, sem mexer no preço! Para isso ser possível, o diferencial é o profissionalismo, que precisa ser pautado na confiança entre cliente e profissional, no caso você, cara leitora.
Lembre-se de que você foi a cabeleireira escolhida para oferecer resultados de Juliana Paes e Elle Fanning. Logo, para sair na frente da concorrência continue a leitura desse post e saiba tudo sobre a coloração de cabelos e o que fazer para proteger o cabelo da sua cliente!
Como colorir o cabelo das suas clientes sem danificá-los?
Aqui você vai ter uma verdadeira lição de como fazer a coloração de cabelos sem danificar os fios da cliente. Então, preste atenção nesses detalhes e encante a sua cliente com um trabalho cuidadoso e profissional.
Cabelos crespos devem ter atenção redobrada para evitar o ressecamento.
Faça escolhas pontuais de produtos indicados para a coloração de cabelos, especialmente o shampoo e o condicionador. Esses produtos possuem pouco laurilsulfato de sódio na composição, o que evita a remoção da oleosidade natural dos fios. Os cremes, contudo, possuem agentes capazes de melhorar a textura dos fios e aumentar o intervalo de retoques.
Em hipótese alguma utilize produtos que contenham chumbo na composição nos cabelos de gestantes, pois esse elemento químico poderá afetar o sistema nervoso do bebê. Se tiver alguma dúvida sobre a presença desse metal, leia o rótulo novamente e ligue para o serviço de atendimento ao consumidor. O importante é utilizar apenas produtos que garantam a segurança da sua cliente.
Aplique um óleo, uma pomada ou um creme de proteção na nuca, orelhas e testa. Esse cuidado evitará possíveis alergias ou manchas na pele da cliente.
Utilize ativos naturais para favorecer o fechamento das cutículas. Como a pytaya, um fruto exótico que deixa os cabelos mais resistentes, mantendo a água e os pigmentos dos fios, favorecendo a hidratação, a cor e o brilho.
O que fazer antes da coloração?
Antes de expor a cliente a um procedimento tão invasivo é preciso fortalecer os cabelos. Verifique o estado dos fios, especialmente a porosidade. Para cada tipo de cabelo é preciso um tipo de tratamento específico.
Baixa porosidade
Em cabelos com baixa porosidade é difícil realizar uma boa hidratação e a coloração. As cutículas dos fios são extremamente fechadas, o que dificulta a absorção de água, de produtos hidratantes e da química.
Média porosidade
É o cabelo ideal para se submeter a um tratamento de coloração. Absorve com facilidade a água e os produtos hidratantes e químicos.
Alta porosidade
É um dos tipos de cabelos mais comuns e com maior dificuldade de se submeter a tratamentos de coloração. Apesar de ter facilidade de absorção de produtos de hidratação, a alta porosidade acelera a perda de água.
Agora vamos aos procedimentos para melhorar a porosidade e submeter sua cliente a coloração de cabelos. No caso de baixa e média porosidade, não há necessidade de tratamentos específicos. Uma máscara de hidratação uma vez por semana e um creme de reconstrução profissional possibilitará uma melhora adequada para a coloração.
Já, quando se trata de porosidade alta, o cabelo precisará selar as cutículas e repor massas. Cremes reconstrutores e um leave-in de proteção térmica são a melhor maneira de diminuir a porosidade dos cabelos.
O que fazer depois da coloração de cabelos?
É importante fazer uma nutrição pós-química ainda no dia da coloração e usar hidratantes específicos para cabelos tingidos. Hidratação e cauterização são essenciais para aumentar a reposição de lipídios e proteínas e, especialmente, de líquidos.
Por essa razão, indique produtos que contenham grande quantidade de proteínas, aminoácidos e vitaminas. Evite aqueles que contenham, na sua composição, parabenos, óleo mineral e sulfatos. Por mais que os produtos tenham a mesma função, escolher a máscara hidratante ideal poderá ser um divisor de águas entre uma cliente satisfeita ou insatisfeita.
Como instruir a cliente?
Lembre-se de que a sua função e responsabilidade profissional vai muito além do atendimento no salão. A cliente espera receber orientações para realizar cuidados em casa com produtos profissionais.
Informe que a utilização de produtos a base de amônia não são indicados para cabelos tingidos. Oriente-a para a utilização de shampoo antirresíduos, pois esse produto retira qualquer resquício de cloro e outros produtos químicos. O shampoo abre a cutícula dos fios e potencializa a hidratação, pois os ativos penetram melhor desde a raiz dos cabelos.
Tenha uma conversa franca e amigável com a cliente. Evite termos rebuscados e técnicos, mas sempre tenha atitude de profissional. Quanto mais leve for a conversa, maior será a compreensão e a cliente sentirá que você tem real interesse no resultado adequado da coloração de cabelos.
Como encontrar o tom certo para cada tipo de cabelo?
A homogeneidade da coloração de cabelos deve ser levada em consideração, principalmente quando a cliente te perguntar sobre a melhor cor. Uma análise do tom de pele dela é fundamental para não errar na escolha. Mas não é uma regra, o que vale aqui é a criatividade e o desejo de cada cliente.
Morenas e bronzeadas ficam bem com tonalidades douradas e cores mais quentes.
Peles clarinhas aceitam bem platinados, acobreados e loiros.
Além disso, é importante fazer um teste de mechas. Basta fazer a coloração em uma madeixa para não correr o risco de errar na escolha. Nem sempre o tom indicado ficará bem em qualquer tipo de cabelo.
Veja que existem várias formas de proteger os fios da sua cliente ao fazer coloração de cabelos. Desde a escolha dos produtos certos, passando pela boa compreensão do tipo de cabelo e uma boa comunicação, é possível ter o resultado ideal e ser a profissional lembrada sempre que a cliente pensar em coloração de cabelos. Faça do luxo e o glamour um diferencial do seu salão e aumente o faturamento.
E você gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida sobre coloração de cabelos? Deixe um comentário!






Perfeitas dicas ameiii
Mim ajudou muito…amei as dicas
Amei as informações
Obrigado pelo comentário Selma! Fique à vontade para sugerir outros temas que você gostaria de ver aqui no Blog.
Muito bom!