Reading time: 17 minutes
Quando o assunto é beleza, sempre buscamos formas de aperfeiçoar técnicas e procedimentos com a finalidade de destacar o que há de melhor em cada um. Engana-se quem acha que isso envolve somente tentativas e suposições. O desenvolvimento de uma técnica de cuidado com a beleza demanda muita pesquisa e conhecimento antes de chegar ao público beneficiado. E é para garantir que o efeito de todo um estudo seja colocado em prática que os profissionais de cada área devem buscar informação em diferentes fontes, bem como uma capacitação frequente.
Falando de saúde e estética dos cabelos, sabemos que os cabeleireiros são os profissionais mais preparados para aplicar diferentes produtos e técnicas, já que possuem as noções reais do que funciona para cada tipo de madeixa. Entre as possibilidades de procedimentos para dar aquela renovada no visual, a coloração é uma das mais procuradas nos salões de beleza. Fazer essa mudança nos cabelos pode até parecer simples, mas envolve todo um conceito e aplicação de uma ciência chamada Colorimetria. Quer entender mais? Então confira tudo sobre essa matemática das cores!
1. Entenda o que é colorimetria
A Colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação. Para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras. Quando utilizada para a aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como Colorimetria Capilar, e serve de base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração adequada nas madeixas dos seus clientes.
Hoje, a Colorimetria é utilizada em diversos salões para a identificação de cores naturais, para combinar adequadamente tons e contrastes e também para fazer processos de neutralização. No círculo cromático, toda cor possui outra oposta a ela, o que faz com que ambas se anulem. Essa estratégia é muito útil para os cabeleireiros, pois permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores. Essa combinação costuma ser feita com a cor já presente nos fios e um tonalizante, ou até mesmo com duas cores das tintas misturadas sobre os fios descoloridos. Com tantas possibilidades diferentes, conhecer a composição da Colorimetria pode ser determinante para profissionais que querem manter um trabalho bem feito.
2. Por que calcular as cores das tintas de cabelo?
Saber calcular as cores das tintas e prever seus efeitos nos fios é essencial para alcançar bons resultados. O profissional cabeleireiro é o mais indicado para essa tarefa, já que, além de tonalidades, é capaz de identificar diferentes texturas e estruturas de cabelos. Entendendo todos os passos da Colorimetria, o cabeleireiro pode alcançar tonalidades diferentes a partir de uma cor já presente nos fios. Veja as vantagens garantidas pelo cálculo correto das cores das tintas:
Cabelos bonitos e saudáveis
Com o cálculo e a aplicação adequada da Colorimetria, muitos procedimentos químicos são evitados a fim de corrigir a tonalidade. Nesse cuidado, a saúde e a beleza dos fios é garantida por muito mais tempo.
Menores chances de erro
Sabemos que a reputação de um salão de beleza depende totalmente do tratamento dado aos seus clientes e, especialmente, do resultado garantido nos procedimentos. Quanto mais informações puder absorver por meio do estudo e capacitação, menores as chances de o profissional errar na cor e mais satisfeitos ficarão seus clientes em cada trabalho realizado.
Economia de produto
Em alguns salões, as sobras de tinta podem chegar a uma grande quantidade de produto quando somadas, o que seria um desperdício se fossem para o lixo. Sabendo calcular as tonalidades, o profissional tem a possibilidade de aproveitar as sobras de diversos tubos para fazer uma única cor e assim economizar recursos com a compra de novas tintas.
3. Desvendando a composição da colorimetria capilar
Confira a classificação de cores, tons e reflexos e dê o primeiro passo para administrar corretamente as combinações em cada tipo de cabelo:
Cores primárias
As cores primárias também são chamadas de fundamentais, já que são necessárias para a criação das demais tonalidades. São representadas pelo vermelho, azul e amarelo, e a soma das três resulta no tom marrom.
Cores secundárias
Também chamadas de complementares, são geradas a partir de três combinações com as cores primárias. As cores secundárias são representadas pelo verde, alaranjado e roxo, onde verde é a junção de azul com amarelo, alaranjado é a junção de vermelho com amarelo, e roxo é a junção de azul com vermelho.
Cores terciárias
As cores terciárias são todas aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias ou secundárias, com diversas possibilidades de combinação. Podem ser usadas para a criação de tonalidades mais claras, como o azul-claro obtido na mistura de verde e azul.
Cores frias
São cores obtidas a partir de tons de verde, azul, roxo, violeta e cinza. Apresentam menor luminosidade e por isso costumam ser utilizadas para diminuir e distanciar formas, gerando sensação de amplitude e profundidade.
Cores quentes
São cores obtidas a partir de tons de vermelho, rosa, amarelo, alaranjado, acobreado e dourado. As cores quentes são classificadas de acordo com o nível de vibração e costumam ser utilizadas para expandir formas, gerando a sensação de proximidade.
Cores neutras
São cores obtidas com a mistura de tons quentes e frios como o vermelho e o cinza, se tornando menos vibrantes e, portanto, pouco visíveis. Por essa característica, costumam ser usadas para criar um fundo para recebimento de outras cores.
Altura de tom
A altura de tom diz respeito ao tom alcançado com a Colorimetria Capilar. Para classificar esses tons, existe uma tabela universal que pode ser utilizada para definir as cores naturais e artificias presentes nos cabelos. São 9 tons que compõem a tabela, indo dos mais escuros até os mais claros:
Altura de tom 1: cor preto azulado
Altura de tom 2: preto
Altura de tom 3: cor castanho escuro
Altura de tom 4: cor castanho médio
Altura de tom 5: cor castanho claro
Altura de tom 6: cor loiro escuro
Altura de tom 7: cor loiro médio
Altura de tom 8: cor loiro claro
Altura de tom 9: cor loiro muito claro
Essa pode ser considerada uma lista geral, já que algumas marcas de produtos costumam trabalhar com até 12 alturas de tom. Nesse caso, o número 10 corresponde ao loiro claríssimo, o número 11 ao loiro ultra claro e o número 12 ao loiro ultra claríssimo.
Nas embalagens de tinta para cabelo, a altura de tom é representada pelo primeiro número impresso na caixa. Como exemplo: se o número encontrado for 6, significa que a altura de tom daquela tintura é loiro escuro.
Cores reflexo (Nuances)
Além da altura de tom, uma tinta também pode apresentar uma cor reflexo. Na embalagem, a cor reflexo é representada pelo número que vem depois do ponto, ou seja, depois da indicação do número de tom. Assim, se uma tintura indica 6.1, significa que o 6 representa o tom loiro escuro e o 1 a cor reflexo. Veja a classificação:
Numeração 1 após o ponto: cor reflexo cinza
Numeração 2 após o ponto: cor reflexo irisado
Numeração 3 após o ponto: cor reflexo dourado
Numeração 4 após o ponto: cor reflexo acobreado
Numeração 5 após o ponto: cor reflexo acaju
Numeração 6 após o ponto: cor reflexo vermelho
Numeração 7 após o ponto: cor reflexo esverdeado
Algumas marcas também trabalham com duas cores de reflexo em um mesmo produto. Nesse caso, a numeração da tintura apresentará dois dígitos após o ponto, o que correspondente aos dois tons de reflexo. Como exemplo, temos a cor louro acobreado acaju, onde o louro é a altura de tom e os reflexos serão acobreado e acaju. O reflexo que aparece primeiro após a indicação do tom sempre será o mais aparente no cabelo, enquanto que o segundo apresentará apenas algumas nuances.
Volumagem
Em cabelos com altura de tom muito escura e no qual o cliente deseja alcançar uma cor mais clara, pode ser necessário um processo de descoloração (água oxigenada e descolorante). Por ser uma química agressiva e, muitas vezes, incompatível com outros procedimentos capilares, ela costuma ser a última opção dos cabeleireiros para clarear a base dos cabelos. Entretanto, é possível recuperar possíveis danos aos fios com tratamentos específicos e cremes reconstrutores, especialmente quando a química e o cuidado posterior são realizados com o mesmo profissional. Veja agora a classificação desses produtos e os resultados possíveis com cada volume:
Água oxigenada 10 volumes: garante pouca fixação da cor da tinta, fazendo com que ela haja como um tonalizante ou banho de brilho.
Água oxigenada 20 volumes: geralmente mantém o tom de base, mas pode chegar a clarear 1 tom.
Água oxigenada 30 volumes: garante o clareamento de 2 a 3 tons, sendo ideal para cabelos com fibras fáceis de clarear.
Água oxigenada 40 volumes: garante o clareamento de 4 a 5 tons, sendo ideal para cabelos com fibras difíceis de clarear.
4. Passos da colorimetria
O estudo da Colorimetria pode ser dividido em quatro passos, que envolvem desde o uso de recursos para a compreensão das cores e suas relações até o cálculo de proporções para chegar ao tom desejado.
Passo 1: Estrela de Oswald
A estrela de Oswald é uma ferramenta bastante utilizada por profissionais que trabalham com Colorimetria. Nela, estão dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias, de maneira que o observador possa verificar quais se anulam e se neutralizam. Quando duas cores aparecem opostas na estrela, significa que uma delas pode neutralizar a outra. Por exemplo: o azul neutraliza o laranja e vice-versa, portanto, se o cabelo estiver com um fundo muito alaranjado e o profissional quiser anulá-lo para criar uma base neutra, poderá aplicar um tom de azul por cima.
Conhecer e entender a estrela de Oswald é essencial para qualquer cabeleireiro que deseja fixar informações relativas às cores e suas possibilidades na coloração. É a partir desse conhecimento que muitas tonalidades são alcançadas sem gerar grandes danos aos fios. Outro exemplo bem prático da utilização da estrela está na conhecida prática de matização dos cabelos loiros. Nesse caso, a tonalidade amarela das madeixas — muitas vezes indesejada — pode ser neutralizada com a aplicação de uma tinta ou tonalizante roxo, visto que essa é a cor oposta do amarelo. O resultado é um cabelo loiro com tom mais acinzentado e apagado, ou seja, um loiro neutralizado.
2. Fundo de clareamento
O fundo de clareamento é representado por uma paleta de cores, as quais representam possíveis tons a serem alcançados durante o clareamento. Para usar esse recurso, é preciso que o profissional leve em conta os pigmentos naturais das fibras do cabelo, já que nem todos são iguais. A pigmentação natural presente em cada cabelo varia de uma pessoa para outra, sendo influenciada pela genética, alimentação e cuidados gerais com os fios. Existem basicamente dois tipos de pigmentos, e a cor de base final será determinada pela quantidade de cada um presente nas fibras capilares:
Eumelanina
Pigmento presente em cabelos que vão do preto ao vermelho-escuro, portanto, é mais difícil de ser encoberto por outras tinturas. Ao mesmo tempo, a estrutura desse pigmento é granulosa e bastante concentrada, o que torna mais fácil a sua retirada dos fios. Nesse caso, o clareamento ocorre de maneira mais rápida e simples.
Feomelanina
Pigmento presente em cabelos com tonalidades que vão do vermelho intenso ao amarelo, dando origem aos fios de cores claras e médias. Como apresentam tonalidades mais claras, são encobertos facilmente por outras tinturas, geralmente sem a necessidade de aplicar uma segunda camada ou realizar a descoloração. Por outro lado, ao contrário do primeiro pigmento, a feomelanina é mais difícil de ser retirada dos fios. Dessa forma, o clareamento de cabelos mais claros é mais demorado e pode causar mais danos quando comparado às madeixas escuras.
Identificar o tipo de pigmento presente no cabelo garante a aplicação adequada da tintura nos fios, já que o resultado do tom é influenciado pela cor presente na base natural. A partir dessa etapa, cabe ao profissional usar seus conhecimentos de Colorimetria para encontrar a melhor solução e adequá-la ao desejo do cliente.
3. Avaliação e diagnóstico
Nesse passo, são levantadas as características presentes e as características desejadas dos fios. Depois de identificar o fundo de clareamento, o cabeleireiro deve conversar com seu cliente para saber qual a cor a ser alcançada durante o procedimento de coloração.
O diagnóstico é importante porque também leva em conta a estrutura do fio, permitindo ao profissional escolher uma técnica que seja compatível com o tipo de cabelo. Uma pessoa que chega ao salão com os fios muito sensíveis e danificados não pode passar por um processo de descoloração. Nesse caso, o acompanhamento de um profissional é fundamental para a aplicação da Colorimetria em busca da tonalidade mais próxima do desejado.
4. Matemática da colorimetria
Esse é o passo onde a Colorimetria é aplicada, quando os profissionais escolhem o tipo de tinta de acordo com o fundo de clareamento e a tonalidade desejada para o cabelo do cliente. A partir da soma de duas cores — a presente no cabelo e a da tintura — o cabeleireiro consegue neutralizar a base para então aplicar o tonalizante ou tinta com a cor que tingirá os fios.
5. Conheça a matemática da colorimetria
Para garantir bons resultados com a Colorimetria, é essencial que o cabeleireiro saiba aplicar cálculos exatos na mistura de seus produtos. Na busca do tom ideal, são usadas operações simples da matemática, como adição e divisão. Entenda como fazer:
Calculando os tons de base
Alcançar um bom tom de base é um passo importante para que a cor aplicada em seguida fique o mais próximo possível da indicada na embalagem. Para conseguir isso, muitos cabeleireiros costumam juntar diferentes cores para alcançar uma única tonalidade. Digamos que alguém queira chegar a um tom loiro escuro, ou seja, de numeração 6.0 conforme a classificação das cores de tom. Para isso, é possível misturar castanho claro, loiro escuro e loiro claro, respectivamente, alturas de tom 5 + 6 + 8. A soma da numeração dessas três cores dá 19, que será dividido pela quantidade de cores misturadas: 19/3 = 6,3333333 (esse 3 no final não corresponde a cor de nuance e sim ao resultado de dízima periódica). A forma mais utilizada é a soma de duas cores de base para se obter uma, por exemplo, 8+4 = 12/2 = 6. Nesse caso, a numeração resultante corresponde ao loiro escuro conhecido como 6.0. Para definir o tom de reflexo pode ser usado os intensificadores ou “cores fantasias” (cinza, dourado, irisado, mate, cobre, dentre outras) de acordo com o tom desejado pela cliente. E lembre-se, para obter uma cor exata ou próxima da realidade as misturas devem ser em quantidades iguais.
6. Dicas para usar a colorimetria no dia a dia
Por ser uma ciência bastante ampla, a Colorimetria sempre traz algo diferente para quem quer aprender novas formas de aplicar e combinar cores. Sendo assim, além do estudo e capacitação constante, é preciso que os profissionais estejam preparados com dicas e informações sobre o uso dessa matemática da beleza. Veja como melhorar a experiência do trabalho com a Colorimetria e garanta bons resultados:
Lembre-se dos números que correspondem às cores
Assim como todo estudo tem sua parcela de decoreba, é importante que profissionais empenhados em usar conceitos da Colorimetria saibam a numeração de cada cor presente nas tabelas. Com essa informação fixada, fica mais fácil calcular os tons que serão aplicados nos cabelos dos clientes. Cuidado para que a divisão seja sempre feita de acordo com a quantidade de cores misturadas, pois assim o resultado será sempre certeiro.
Use tintas e tonalizantes de qualidade
Tinturas de qualidade e dentro do prazo de validade são essenciais para garantir uma tonalidade bonita e fiel às expectativas. Sendo assim, tome cuidado com a armazenagem desses produtos, observando sempre as condições antes de aplicar nas misturas. Um simples tubo de tinta vencida pode comprometer totalmente a cor da combinação, e você não gostaria de ser pego de surpresa dessa maneira, não é?
Faça teste de mecha
O mercado de tintas capilares está sempre cheio de novidades, com produtos que prometem resultados cada vez melhores. Porém, saiba que se aventurar nessa variedade pode ser perigoso se você não souber comparar as cores de novas mercadorias com as que já conhece. De uma marca para outra, é muito comum existirem diferenças perceptíveis de tonalidades, portanto, faça teste de mecha toda vez que resolver usar um produto novo. Esse cuidado também é valioso para descartar qualquer possibilidade de reação alérgica nos seus clientes.
Pratique sempre
Como dizem por aí, a prática leva à perfeição. É por isso que, antes de ser um bom profissional, você precisa experimentar, testar e até errar várias vezes. É com o erro que você avalia pontos bons e ruins e seleciona somente o que é positivo para seu trabalho. Claro que ninguém quer aplicar uma mistura errada no cabelo do cliente, então, como fazer? Uma boa dica é começar com fios sintéticos e depois passar para os naturais. Você pode praticar com mechas descartadas durante os cortes no salão e fazer a mistura de cores para observar o resultado. Passado um bom tempo da prática, você fará os cálculos rapidamente e sem muito esforço.
Na busca da estética perfeita, a junção de conhecimentos novos e antigos tem sido uma boa saída para os profissionais que cuidam da saúde dos cabelos. A informação é a base de tudo, e está presente nos mais diversos lugares em forma de cursos, palestras, revistas e também na internet. Ao cabeleireiro mais ousado, cabe a vontade de aprender cada vez mais e aproveitar os recursos disponíveis para a realização de um trabalho coerente e digno de admiração.
E você, já conhecia o conceito ou alguma ferramenta da Colorimetria Capilar? Deixe sua opinião nos comentários!
Permalink
A busca pelas cores é emocionante! É inevitável não se apaixonar por colorimetria, amo aprender!
Permalink
Realmente, Horaide! A Colorimetria é uma ciência linda que nos encanta a cada descoberta e resultado que obtemos. Compartilhe com a gente suas experiências!
Permalink
Perfeita a explicação muito bom.Parabéns
Permalink
Obrigado pelo comentário, Simone! Continue acompanhando o blog para ficar pro dentro do universo da beleza e fique à vontade para sugerir outros temas que gostaria de ver por aqui.
Permalink
Maravilhoso
Permalink
Amo colorimetria
Permalink
Gosto mas tenho dificuldades.
Permalink
Colorimetria é uma ciência muito complexa, Marcia! Por isso a importância de estar sempre em busca de informação, participar de oficinas e workshops, se atualizar e testar muito para adquirir experiência e conhecimento no assunto. Pode ter certeza que, com o tempo, você vai estar dando aula de Colorimetria para os cabeleireiros de primeira viagem!
Permalink
Amo colorimetria; não vejo a hora da Aneethun lançar a dela, já pensou tratamento e coloração juntas? Bom demais
Permalink
Show!
Permalink
Adorei as informações. Vou buscar mais conhecimentos.
Permalink
Olá Rosineide te indico um curso excelente
Permalink
Amei essas informações!
Permalink
Olá Mary, obrigado pelo carinho!!! Infelizmente ainda não há previsão para a Aneethun lançar uma linha de coloração, mas estaremos sempre nos empenhando para trazer novidades aos nossos parceiros cabeleireiros e clientes.
Permalink
Adorei as dicas
Permalink
amei as enformações obrigado
Permalink
Olá adorei seu espaço. Meu cabelo está loiro médio com reflexos dourados. Gostaria de neutralizar esses reflexos dourados mas alguns fios estão cinza. Oq vc sugere? Abços
Permalink
Olá Paula! Para neutralizar esse reflexo, você poderá utilizar a linha BLOND SYSTEM, lavar com o Silver Shampoo e em seguida aplicar a Máscara Iluminadora, observando até obter o tom frio que deseja.
Permalink
gostei muito do conteúdo estão de parabéns
Permalink
Olá Felipe, agradecemos seu comentário! Sinta-se à vontade para sugerir os temas que gostaria de ler aqui no blog.
Permalink
Gostaria muito de ver matematica dos reflexos
exeplo : 4.72 + 7.35 = ? e como calculo
Permalink
Olá Arlene! A matemática dos reflexo é um dos estudos mais complexos da colorimetria, seria complicado explicar através de uma simples resposta aqui neste espaço. Além disso, hoje em dia as empresas quase não trabalham com esses cálculos em seus cursos, pois cada marca usa uma numeração diferente. De qualquer forma, fica como dica de tema para um artigo aqui no blog. Obrigado pelo seu comentário!
Permalink
Gostaria muito de uma apostila de ensino para calculo de reflexos empleto: 6.45 + 7.62 = ? e como resolver
Permalink
ameiiii a explicaçao…queria mais aulas praticas …vcs teem centro tecnicos pra realizaçao de cursos
Permalink
Olá Claudio, obrigado pelo seu comentário! Converse com seu Consultor Aneethun sobre as Oficinas e Workshops da marca em sua região. Não deixe de conferir a agenda de eventos no site, acesse: https://goo.gl/vnlYZU
Permalink
Ameiiii…. incrivel que consegui entender aqui na pagina em vez de ser com a professora kkk… Muito boa a colorimetria quando vc passa a entender cada detalhe.. amei mesmo.
Permalink
Muito boa essa explicação.
Permalink
Artigo completíssimo, mandarei um link para ele em meu blog.
Permalink
Obrigado pelo comentário Denise! Sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos no seu blog!
Permalink
Artigo muito bom mesmo…esclareceu muitas coisas pra mim…
Mas tenho uma dúvida…
Quando temos a fórmula separada em base e reflexo,
A base deixo o tempo normal da tintura sem descolorir?!e o reflexo ou matizacao o tempo de 5 a 10 min?!
Permalink
Olá Patricia! O ideal é que você siga a orientação do fabricante sobre o tempo de pausa, tanto na base quanto no reflexo. As indicações de uso variam de acordo com a marca de produto utilizada.
Permalink
Parabéns pelo texto! Preciso descobrir um número!! Bjs mil
Permalink
Mto bom o post!
Um help: tenho luzes no cabelo mas já estão oxidadas… comprei 2 tintas 6.34 (chocolate) e 8.1 (loiro cinza).
Vai dar certo essa mistura doida?!
O reflexo 1 vai neutralizar o 4! isso né?!
Quero um chocolate mas que não seja tão avermelhado!
Obrigada!
Permalink
Olá Camila! O ideal seria, antes de mais nada, sabermos a altura de tom que está o cabelo.
É bom usar um tonalizante para esquentar o tom e não correr o risco de esverdear o cabelo.
Lembramos que, usar a mesma proporção da outra cor 8.1, não é o mais indicado, pois pode “chumbar” a cor, portanto o ideal é usar um tom é um tom de base.
Leve em consideração a altura de tom que que você deseja chegar, se é mais aproximado do tom natural da sua raiz ou não.
Permalink
Bem complicado a colorimetria,mas estou gostando da pra entender bem a explicação de vcs.
Permalink
Que bom que está gostando, Angelita! Fique à vontade para sugerir outros temas que gostaria de ler aqui no blog, OK?!
Permalink
Bom aqui para o cabeleireiro que quer enriquecer seu trabalho, é uma ótima opção para estudar. Tá de parabéns!
Permalink
Obrigado pelo comentário, Marcílio! Não deixe de sugerir novos temas que gostaria de ler aqui no blog também!
Permalink
Sou do interior do Maranhão tenho um salão e é difícil formações na minha cidade, temos q ir pra capital e as vezes não dá… Gostaria de receber se possível dicas de colorimetria no meu imail:enilde31@gmail.com parabéns pra todos da ANEETHUN vocês são 1.000. Obrigada…..
Permalink
Olá Nilde, obrigado pelo seu comentário! Inscrevemos seu e-mail para receber as nossas newsletters, basta confirmar na sua caixa de entrada.
Permalink
Gostaria de receber se possível dicas de colorimetria no meu imail:elourenaofilho@bol.com.br
Permalink
Olá Elias! Cadastre seu e-mail para receber as nossas newsletters na home do Blog.
Permalink
Também gostaria de receber novidades no meu e-mail: reginacatanho@gmail.com
Permalink
Regina, cadastre seu e-mail para receber nossas newsletters com novidades e conteúdos exclusivos da Aneethun! Clique no link: http://aneethun.us2.list-manage.com/subscribe?u=e86cbf7c620d71a504891d11b&id=b3178015c7
Permalink
eu gosto muito dos produtos da Aneethun
Permalink
Oi Boa noite meu nome e Patrícia, sou cabeleireira de Minas Gerais, queria saber se vcs têm a tabela de cores que vcs não estão usando e conceder uma pra mim.
Permalink
Olá Patrícia! A Aneethun não trabalha com tabela de cores, pois não possui produtos de coloração, apenas descoloração.
Permalink
Ola. Gostaria de tirar uma dúvida! Meu cabelo e castanho escuro e fiz umas mechas mel. Mas a raiz do meu cabelo ja ta aparecendo os fios brancos. Que cor devo colorir meu cabelo para que cubra os brancos e não tire as mechas claras?
Permalink
Olá Adriana!
O ideal é que você consulte um colorista para que ele possa definir o fundo de clareamento e a porcentagem de fios brancos. Uma opção é retocar as luzes somente na raiz sem aumentar o número de mechas na extensão dos fios. Opte sempre por produtos que tratem os fios coloridos, isso ajudará a iluminar ainda mais as mechas já existentes.
Permalink
Estou fazendo curso de cabeleireiro profissional Academy, mas mesmo vendo vídeos e lendo ainda não consegui entender a Estrela de Oswald nem a colorimetria como pode me ajudar?
Permalink
Olá Aldeciane! O ideal é que você procure uma escola especializada em Colorimetria para que possa te instruir e esclarecer melhor tudo sobre a matemática das cores.
Segue um link para uma videoaula onde o hair stylist Alejandro Valente ensina a entender e treinar as misturas de cores da Estrela de Oswald utilizando massinhas de modelar, pode ser que te ajude: https://www.youtube.com/watch?v=3ZjZ4JCaxoE
Continue acompanhando também o nosso blog, postaremos mais artigos sobre Colorimetria em breve!
Permalink
Achei muito interessante todas as explicações, simples e claro sem complicações.
Permalink
Olá Elem, obrigado pelo seu comentário! Fique à vontade para sugerir outros temas que gostaria de ler aqui no blog.
Permalink
Olá boa tarde, sou de Bauru sp, gostaria do tel. do representante da minha região obrigada! Alessandra
Permalink
Olá Alessandra! A franquia responsável pela sua região é:
Aneethun Bauru
Tel.: 14 3238-7070
bauru@aneethun.com
Permalink
Amei!!! Sem complicações, muito fácil de entender.
Permalink
Obrigado pelo seu comentário Ana Claudia!
Permalink
olá tudo bem? gostaria de saber como faço pra tirar o ton vermelho do meu cabelo? Pintei meu cabelo de castanho medio e tomei sol demais ele ficou avermelhado. Quero meu cabelo só castanho. Eu tenho alguns fio branco. obrigada
Permalink
Olá Dalva, o ideal seria você aplicar novamente o castanho médio, mas com um oxidante de 10 volumes para que a própria coloração neutralize o tom indesejado. Para evitar que aconteça novamente, você poderá utilizar a linha Revive System da Aneethun, com algas vermelhas e pitaya, que blinda os pigmentos dentro do córtex, evitando o desbotamento da cor. Obrigado!
Permalink
amei a didatica, consegui entender deireitinho, mto obgda.
Permalink
Olá Vera, obrigado pelo seu comentário! Não deixe de sugerir outros assuntos que gostaria de ler aqui no Blog.
Permalink
Ola. Amo Aneethun. Ja fiz muitas hidratações da linha, mas tenho uma pergunta profissional. Faço coloração loira, todos os meses faço retoque de coloração, mas meu fundo é super escuro, um castanho medio eu acho. Minha cabeleireira usa [12.11 + intensificador + outro que eu não sei] com OX 40vol somente na raiz. Existe outra maneira de fazer esse retoque sem usar tantas misturas? Posso enviar uma foto para me ajudarem? Estou email: nayka.lima@hotmail.com. Eu ficaria extremamente agradecida.
Permalink
Olá Nayara, para o clareamento dos cabelos temos duas maneiras, uma é com descoloração feita com pó descolorante e água oxigenada, a outra com coloração super clareadora, com algumas misturas para neutralizar as cores quentes como laranja e amarelo, como sua cabeleireira faz. Entre estas formas de clareamento, a que é menos agressiva, com certeza é a coloração. Mas com bons tratamentos como a linha Aminoplex da Aneethun, você terá seu cabelo loiro e saudável, independente da opção de clareamento que escolher.
Permalink
É realmente interessante essa área. Eu encontrei um curso de Colorimetria avançada que vou compartilhar aqui com vocês. Espero que gostem!
O link direto é este:
http://bit.ly/2ktznBV
Permalink
Oi me tire uma duvida. Meu cabelo esta meio laranja meu amarelo .quero tira esse tom e continua vo ele claro .posso misturar 6.1 com 7.2 qual resultado vou ter?
Permalink
Olá Jessica, para neutralizar um tom indesejado você precisa saber em qual altura de fundo de clareamento ele está, caso contrário você poderá escurecer demais o tom.
Permalink
Ola Jessica, acho que deveria usar o 7.0 e outra cor que achar conveniente, pois o melhor, pelo que aprendi lendo blogs e vendo videos no YouTube pra que eu pudesse tingir meu próprio cabelo (moro em Toronto e aqui é muito caro) é que sempre devemos usar cores bases e a mistura tem q ser feita com tintas tipo X.1 ou X.11 ai vai da cor que quer usar. As cores fantasias não cobem bem as outras cores, por isso seria bom misturá-las com cor base.
Permalink
gostaria de saber como neutralizar a cor cinza de 12/11 pra uma altura de 9
Permalink
Olá Vanusa, é preciso fazer uma pré pigmentação para esse procedimento, o correto seria você procurar um profissional capacitado.
Permalink
Amo mais tenho bastante dificuldade ,gostaria mto de saber em um tubo de coloraçao de 60grs. ,9.21 qual EA porcentagem de nuances???
Permalink
Olá Márcia! Cada fabricante de coloração tem sua porcentagem em segredo. No caso do 9,21, a porcentagem de irizado é maior, pois é a nuance principal.
Permalink
ainda estou apreciando ,gostaria de ter uma apostila. 0brigada.
Permalink
gostoria de receber dicas e novidades sobre colorimetria
Permalink
Olá Sueli, obrigado pelo comentário! Continue acompanhando o nosso blog, em breve postaremos mais artigos sobre Colorimetria.
Permalink
Olá meu cabelo é 7.0 está bem claro mas eu queria um castanho clarricimo qual a tinta e a água oxigenada eu devo usar..Eu quero tirar o loiro mais não quero escurecer.
Permalink
Olá, adorei a matéria sobre colorimetria ! Tenho uma pergunta . Meu cabelo é castanho escuro e pintei com tonalizante de castanho claro mas gostaria de fazer luzes sem precisar descolorir. É Possível ? ou então clarear o cabelo para louro escuro com reflexo dourado ?
Permalink
Olá Andréa! Infelizmente para clarear o tom com cabelo que já passou pelo processo de cor não é possível, pois coloração não clareia coloração. O ideal é você fazer em um bom salão e, se possível, que trabalha com produtos de proteção, como a linha AMINOPLEX da Aneethun.
Permalink
Olá… Uso meu cabelo colorido já faz uns 3 anos, só que faço todo o processo de descoloração em casa. De uns dois anos pra cá, eu só venho jogando uma tinta por cima da outra e sempre que a raiz cresce alguns centímetros eu passo o descolorante. Mas o que acontece é que quando meu cabelo ta saindo a cor ele nao fica uma cor bonita ele fica quase um marrom, independentemente da cor que ele esteja. já tentei descolorir ele todo e meu cabelo fica rosa.Por que será que isso ta acontecendo? eu queria deixar ele platinado mas sempre fica rosa claro, será que vou ter que pintar de castanho e esperar alguns meses e começar de novo o processo de descoloração? ME AJUDEM, POR FAVOR
Permalink
Olá Nathália! Todo processo de descoloração é muito minucioso e bem complexo para se fazer em casa. O ideal é fazer com um profissional bem recomendado para que você possa alcançar o tom desejado, pois isso evitara um resultado indesejado.
Permalink
Oi tudo bem?Você poderia me ajudar?Eu quero um castanho claro acinzentado para fazer luzes,e tenho muito cabelo branco.Que cor misturo?posso mistutas o 7.0 com bem poquinho de 3.111?Desde já agradeço.
Permalink
Olá Tereza, este caso é bem complexo de ser feito, o ideal é que você procure um profissional cabeleireiro para melhor faze este tipo de trabalho.
Permalink
Olá, minha raiz é castanho claro e as pontas estão azuladas, gostaria de saber que tom de coloração uso para retirar o azul sem deixa-lo muito escuro.
Permalink
Olá Thalidi, coloração não clareia coloração, e o azul é a cor mais forte que temos, então neste caso você terá de descolorir para retirá-la e depois colocar o tom que você deseja. Porém, vale lembrar que somente um bom profissional saberá fazer esse tipo de procedimento sem colocar seu cabelo em risco.
Permalink
Olá
Tenho um tom de pele morena amarelada , tingir meu cabelo com a colocação 4.66, mas depois de alguns dias ficou acobreado, e gostaria de tingir meu cabelo com a coloração 4.3 ficaria bom com a minha tonalidade de pele?
Permalink
Ola Renata! O ideal é que você façaa uma consulta a um profissional cabeleireiro para que ele possa avaliar melhor o tom que seu cabelo se encontra e através desta análise, ele possa te dizer a melhor cor a ser utilizada para o resultado que você deseja.
Permalink
oi fui ao salão de cabeleireiro e fazer luzes e a moça pintou meu cabelo com duas tintas 8.1 e 8.3 e meu cabelo estava 7.4 ai eu fiquei com uma coloração cobre e para ajudar ela jogou luzes em cima dourada … pode me dizer o que pode ter ocorrido.
Permalink
Olá Marcela! O que ocorreu foi uma incompatibilidade de reflexos.
Permalink
eu estava com o cabelo castanho marrom 477 e fiz decapagem retirei tdo a tinta cheguei num loiro acobreado passei 5777 meu cabelo ficou um castanho medio com reflexo cobre avermelhado nao gostei queria um marrom com reflexo dourado que amo me ajuda e obrigda desde ja um bjo
Permalink
Ola Carou! O que aconteceu foi uma incompatibilidade de reflexos, o seu cabelo não alcançou o fundo de clareamento ideal para o tom que você deseja. A somas de reflexos terá que ser feita por um colorista para evitar erros.
Permalink
Boa noite!
Meu cabelo estava com luzes, eu querendo parar de fazer luzes, resolvi pintar, então comprei uma tintura 81 e passei, as luzes não alteram muito, mas minha raiz que é castanho claro ficou laranja.
Que tom posso usar para cobrir todos os fios e ficar com um loiro bonito.
Me ajudem por favor.
Há!, Usei também o 121.
Também não deu certo.
Permalink
Olá Sirlene! Pelo que disse é um caso bem complexo, porque você mudou o seu cabelo natural. O certo seria procurar um bom profissional para que juntos vocês decidam o melhor a fazer.
Permalink
Boa tarde!
Meu cabelo deve estar uns três tons, a raiz escura, o fundo castanho escuro e com muito reflexo que está meio loiro acobreado e tô querendo ficar ruiva um tom fechado tipo acaju. Posso comprar tipo um 5/5 pra obter a cor desejada
Permalink
Olá Viviane! É importante ressaltar que somente um bom colorista, mediante a uma análise do seu cabelo, poderá dizer a cor certa a aplicar.
Permalink
Olá! Tenho uma tinta 12.11, se eu misturar com uma tinta de numeracao 9.2, qua cor ficaria?
Permalink
Olá Michelle! Nesse caso, é importante que você procure um profissional cabeleireiro capacitado para fazer esta mistura, e até mesmo a aplicação, pois somente ele saberá a combinação ideal a ser feita pela base natural do seu cabelo.
Permalink
Vc fez uma somatória de cores base e de onde surgiu o dourado? Vc não acha melhor voltar a estudar colorimetria? Está ensinando errado!
Permalink
Olá Eliane! Realmente havia uma informação equivocada no artigo, mas já corrigimos. Obrigado por nos alertar sobre o erro!
Permalink
Se eu misturar um tubo inteiro de tinta 6.34 + meio tubo de 12.0, qual cor de base vou ter?
Permalink
Olá Cristina, o ideal é que você procure um profissional cabeleireiro capacitado para fazer esta mistura e até mesmo a aplicação, pois ele saberá bem a mistura a ser feita pela base natural do seu cabelo para obter a sua cor desejada.
Permalink
Olá Boa Tarde !!! Eu tinha luzes no tom perolado praticamente no cabelo todo, e decidi escurecer.. Pintei meu cabelo de Loiro escuro , porém ficou um tom meio esverdeado, nesse caso com qual tonalidade de loiro eu devo pintar pra ficar no tom certo ????? Por favor me ajudem , iria me ajudar muitooooo .
Permalink
Olá Gabriela! É um caso complexo, pois houve um excesso de pigmento cinza que resultou nesse tom indesejado. O mais prudente é procurar um profissional para não piorar ainda mais a situação, casos extremos como esse necessitam de cuidados especiais.
Permalink
Oi, boa noite..
Meu cabelo está ruivo muito laranjinha, quero deixá-lo mais dourado. O que devo fazer?
Permalink
Olá Erika! Tudo depende muito da altura de tom que está o seu cabelo, mas um cabeleireiro de sua confiança poderá retirar esse “alaranjado” indesejado sem muitas dificuldades. O uso de uma linha de matização instantânea pode lhe ajudar a sanar esse problema de forma paliativa.
Permalink
Olá! Usei a tinta 3.65 acaju purpura esta desbotando e eu queria so reavivar a cor.
Se eu usar tonalizante marsala 6.56 vai pegar?
Eu so quero da um brilho msm pq ta desbotando rapido!
Aguardo respostas obg
Permalink
Olá Tatiana! O uso de tonalizante pode resolver seu problema, porém os produtos para cabelos coloridos, assim como o uso de ampolas que reativam a cor, também são muito indicados, pois possuem uma alta carga de antioxidantes que devolvem brilho e vida aos cabelos.
Permalink
ola boa noite a Anethum tem tinturas para vender para salão de beleza?
Permalink
Olá Dirce! A Aneethun hoje não possui tinturas em seu catálogo de produtos.
Permalink
ola pessoal,usei o matizador blu em um cabelo com mexas e o cabelo ficou azul e agora verde,o que faço?
Permalink
Olá Valneia! Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos de qualidade para que o azul saia gradativamente do cabelo. Lembrando que o azul vai sair de pouco em pouco a cada lavada.
Permalink
preciso saber…o meu cabelo é totalmente branco natural….uso sempre a cor castanho médio..ele consegue cobrir toalmente meus brancos…mas fica muito escuro…eu gostaria que ficasse castanho claro ou medio…qual cor devo misturar pra conseguir o resultado castanho ou chocolate??????????
Permalink
Olá Devanira! As marcas de colorações já trazem as misturas de tom conhecidas como chocolate em suas descrições, porém, se deseja clarear um tom, é importante que procure um profissional, pois coloração não tem o poder de clarear outra coloração, podendo resultar em raiz mais clara e pontas mais escuras.
Permalink
Olá eu tenho cabelos castanho claro eu estava com luzes acabei passando uma tintura 46 não gostei eu gostaria que tivesse ficado mas escuro tipo preto com fundo vermelho gostaria de sabe se eu pintar com 366 vai fica da cor que eu quero
Permalink
Olá Perla! Sim, a coloração com base 3 é mais escura e o fundo avermelhado é bem comum para essa altura de tom.
Permalink
Muito bom artigo
Permalink
O problemas com as cores terciárias é conseguir manter a mesma mistura para conseguir exatamente a mesma cor. Você tem algum esquema para não fazer uma mistura um pouco diferente e não conseguir a cor exata que conseguiu em um momento anterior?
Permalink
Olá Gilmara! A balança de precisão é uma excelente opção para manter fiel as cores usadas anteriormente, assim como manter a marca que já vem sendo usada tanto para a coloração/tonalizante quanto a água oxigenada.
Permalink
Olá boa noite, meu nome é Leticia sou cabeleireira da cidade juiz de fora. Quero parabenizar vcs pela linguagem simples.direta e eficaz. Parabéns
Permalink
Boa tarde!
De todos os Blogs que já vi esse é um dos melhores, infelizmente ainda não sou cliente Aneethun visto que não encontrei Distribuidor em minha região Socorro/ Sp CEP 13960 000
Mas a qualquer hora encontro um.
Parabéns!
Permalink
Muito bem esclarecido eu que sou uma iniciante na área tenho muito dificuldades na parte da colorimetria e fiquei muito satisfeita com oq aprendi aqui..
Permalink
Sou profissional da área, amo trabalhar com a ANEETHUN ! Se possível me mandem novidades de produtos no meu E-mail ! Obrigada Bjuus.
Permalink
Amei sua página. Estou fazendo curso de cabeleireiro. Estou com dificuldades em entender Colorimetria. Sua página me ajudou bastante. Obrigada.
Permalink
Olá. Meu cabelo é loiro escuro natural só que puxado para cores quentes, e como tenho pele fria queria deixá-lo pro cinza, mas não o platinado. Pensei em misturar um loiro médio acinzentado 7.1 com um loiro claro acinzentado 8.1. Posso fazer isso ou corro risco de estragar meu cabelo?
Respondam por favor, tô angustiada. haha
Permalink
Oi Natália, tudo bom?
o .1 realmente deixa o tom mais frio, mas deve ser usado com cuidado para não chumbar a cor. O ideal é procurar um profissional colorista que vai poder te orientar melhor.
Jonatan Junior
Permalink
Olá boa tarde .Sempre pintei meu cabelo de castanho. Porém ele fica com fundo avermelhado.Mesmo sem nuances. Tipo.3.0 ou 4.0..Só mi tira uma dúvida para neotralizar o vermelho..Na paleta de cores é o verde?
Permalink
Sim, o verde!
Ele se traduz em nuances .13 ou .31
Jonatan Junior
Permalink
Olá meu nome é Brenda
Descolorida meu cabelo que estava com 4 dedos de raiz e com as pontas vermelhas a raiz chegou num fundo 9 mais as pontas ficaram laranjas tentei clarear mais meu cabelo não clareou então tonalizei com a 9.21 e corretor azul só que aonde estava laranja ficou marrom e aonde estava loiro ficou muito muito cinza escureceu demais como eu posso neutralizar o cinza. Sem precisa descolorir.
Tem como fazer isso somente com totalizante qual numeração de totalizante ou corretor devo usar?
Permalink
Olá Brenda!
Nenhuma coloração ou tonalizante tem o poder de clarear. Os pigmentos vermelhos realmente são muito difíceis de remover e só a decapagem é capaz de fazer isso.
Jonatan Junior
Permalink
Boa tarde,
Sou aluna no curso Cabeleireiros Profissionais, e acabamos de entrar em Colorimetria. Tem umperg no meu trab que diz: Pq não posso usar tons de cinza em cabelos dourados?
Acredito ser pq uma neutraliza a outra… estou no caminho correto?
Permalink
Tudo vai depender do resultado desejado, o cinza neutraliza tons amarelados e alaranjados. Se a cor desejada for um dourado quente, o uso do matizados cinza realmente não é recomendado.
Jonatan Junior
Permalink
Amei todas as dicas muito bom.
Permalink
Gostaria de saber que cor pega no castanho escuro e que combine com o tom de pele morena
Permalink
Ola Marcia, o ideal é que você faça uma avaliação com um profissional para escolherem juntos a melhor opção, os tons que ficam ótimos em pessoa morenas, é o mel, marrom dourado, acobreados etc…
Rodrigo Benfica
Permalink
Bom dia. Estou precisando de uma opinião profissional pra não surtar. Sonho desde sempre com meu cabelo ruivo acobreado. Fui no salão, testamos uma coloração 8.44 mas a cor não pegou, porque já tinha uma coloração embaixo. Descolorimos todo meu cabelo e depois aplicamos a 8.44. Não gostei do resultado, achei claro demais e muito laranja. Pra não sair do salão daquele jeito, colocamos outra coloração, um 7.64. Também não gostei do resultado, porque achei que ficou muito vermelho. Minha dúvida é: se eu pintar com a coloração 7.44 da mesma marca, eu vou conseguir tirar esse tom de vermelho e conseguir meu acobreado dos sonhos, ou não vai ser dessa vez de novo? O que você me aconselha a fazer? Me dá uma luz, por favor. Beijo grande.
Permalink
Ola Brigida, neste caso para passar o 7.44 você terá que tirar o vermelho descolorindo novamente, o que te recomendo é procurar um bom colorista para fazer o trabalho e te dar o acobreado dos seus sonhos.
Rodrigo Benfica
Permalink
O meu cabelo tava castanho claro e depois eu fiz Califórnia p deixar loiro e ficou acobreado e laboratório os cabelos duas vezes da semana p dourar e quero fazer uma misturinha de 5.3e 5.0 vai ficar bom .bj
Permalink
Ola Silene. o recomendado é que você procure um profissional colorista para que ele te indique a melhor forma de adquirir o seu tom desejado.
Rodrigo Benfica
Permalink
Oi, tenho tentado a anos voltar o tom do meu cabelo,já tentei com vários profissionais mais o mais parecido foi 8.0,fica sempre com a raiz amarela, como conseguir um tom em que tanto a base como o reflexo fiquem um tom cinza mais ou menos 7.1?
Permalink
Ola Carlise, neste caso, o ideal é que você procure um profissional que seja colorista para juntos chegarem ao seu tom tao desejado.
Rodrigo Benfica
Permalink
Eu pintei meu cabelo com um tom acaju, e depois escureci com preto. Porem, o tom avermelhado voltoj depois de umas 2 semanas. Entao eu quis fazer luzes em cima do tom avermelhado (eu ja estava com 4 dedos de raiz, no caso, castanho claro). Mas as luzes so pegaram no meu cabelo natural e onde estava com resto de tinta ficou laranja. Eu tentei descolorir pela segunda vez e onde estava com resto de tinta n clareou de jeito nenhum. Como eu faço p tirar esse resto de tinta vermelha sem precisar cortar?
Permalink
Carol, no caso a parte que tem cor de coloração tem mais pigmentos e clareiam com mais dificuldade que o seu natural. o mais recomendado, ate mesmo para evitar um ressecamento na fibra, é você ir descolorindo aos poucos descolore em seguida trata os fios , repondo queratina e proteína, da uma pausa tratando em casa e no salão. assim você ira repeite ate que obtenha o tom desejado. o importante e que um profissional faca o processo e vá te instruindo.
Rodrigo Benfica
Técnico Master nacional
Permalink
Olá Daiani!
Sem analisar o cabelo é difícil fazer um diagnostico sobre o que está acontecendo.
Algumas das causa são a marca da coloração, nível de amônia contido nela, erro na volumagem da OX e até na aplicação. Somente um profissional colorista vai conseguir analisar e definir a causa da não fixação.
Jonatan Junior
Permalink
Mesmo que alcancemos a base desejada, precisamos sim incluir a base no cálculo da coloração. Além de atingir um resultado melhor, teremos mais precisão na aplicação da cor!
Jonatan Junior
Permalink
Olá , eu tenho o cabelo com um tom de vermelho fechado , quero colorir com castanho médio , gostaria de saber com qual cor eu posso misturar para neutralizar o vermelho , ou se já tem alguma tinta pronta .?
Permalink
Ola Thais, a cor que neutraliza o vermelho é o verde. Ou seja, coloraçõs com nuances terminandas em .13 ou .31
O ideal é sempre procurar um bom profissional para realizar esse tipo de trabalho, é muito comum o cabelo manchar nessas correções feitas em casa.
Jonatan Junior
Permalink
Oi, como vão?
Meu cabelo está no tom de 12 e quero uma cor de loiro mel 8.3 …. e o meu cabelo natural é loiro médio acizentado.
Obrigada por abrir esse espaço para dúvidas.
Permalink
Ei, Mariana. Tudo bom?
O aconselhavel é procurar um profissional colorista para realizar um diagnóstico e definir o melhor jeito de corrigir a cor. Provavelmente terá que fazer uma repigmentação e refazer as mechas, é complicado falar sem ver e fazer o teste de mechas no cabelo.
Jonatan Junior
Permalink
Ola bom dia ! tenho cabelo castanho medio, comprei uma tinta na cor 4.0 e uma 4.66, seu eu misturar as tintas fica ruim ? queria um castanho medico com relexo no sol avermelhado mais que prevaleça o castanho medio e nao de muita diferenca para vermelho.
Permalink
Oi Carina, tudo bom?
A nuance .66 é de um vermelho mais forte, mesmo que você adicione a base 4.0 é arriscado que seu cabelo fique mais vermelho do que você gostaria. O ideal é sempre procurar um profissional colorista, levar a referência para que ele ou ela defina o melhor a seguir!
Jonatan Junior
Permalink
Se eu misturar castanho claro com chocolate fica de que cor?
Permalink
Olá Larissa!
A cor depende de três fatores: Fundo de clareamento do cabelo, altura de tom e nuance da coloração. Com essas informações que você passou infelizmente não é possível te ajudar com precisão! O ideal é sempre procurar um profissional colorista para realizar quaisquer mudanças na tonalidade dos fios!
Abraços
Jonatan Junior
Permalink
Boa noite, passei por diversas cabeleireiras e já apliquei tinta preta, ou preto azulado de várias marcas. Mas a cor preta abre sempre para o vermelho ao fim de 2 semanas. Uso ao fim de 15 dias matizador para cabelos preto da gota dourada, champô e condicionador wella cabelos pintados, uso protector de calor, faço cronogramas capilares, mas não percebo porque que em 10 anos que pinto o cabelo de preto ele tende a brir para vermelho. Ja que abre para vermelho posso usar a coloração preta, com um 4.20? A ver se ao menos ficam uns reflexos vermelhos mais ao bonito. Ja que o meu cabelo insiste em abrir… Ou se alguém souber como evitar esse desbotamento do preto que me diga pf
Permalink
Olá Filipa!
Provavelmente você está usando a coloração com a volumagem da OX errada, normalmente colorações de varejo vem com OX de 20 volumes e elas tem poder e abertura. O cabelo preto, como mostramos na tabela de fundo de clareamento, tem como base o vermelho. Esses reflexos vermelhos aparecem quando os pigmentos azuis depositados oxidam e o fundo se revela. Uma recomendação é: troque a volumagem da OX, use de 10 volumes ao invés de 20.
Sobre usar o 4.20 junto do preto, não vai fazer efeito algum. Coloração, não clareia coloração. Se você já usa o mais escuro, adicionar o 4.20 provavelmente vai manchar o seu cabelo.
Jonatan Junior
Permalink
Perfeitas dicas…
Permalink
GOSTEI MUITO DAS DICAS DE COLORIMETRIA. NOSSA ME ESCLARECEU MUITAS DÚVIDAS.
ARRASARAM NESTE CONTEÚDO.
Permalink
gostaria de saber sobre a cor 0,66 pois não encontrei nada sobre ela, como fazer essa leitura? o que significa o 0 antes da vírgula?
Permalink
Olá Giuliana!
Qualquer coloração é classificada por uma base e uma nuance. No caso da base, ela é o número que tem antes do . (1.0, 2.0, 3.0)
Já as nuances, são as que vem depois desse ponto (.1, .2, .3) No caso do 0.66, significa que essa coloração não tem base, e é composta de pigmentos vermelhos puros, já que o vermelho é identificado através da nuance .66. Como essa nuance não tem base, ela pode ser usada sendo adicionada em uma base neutra ou para potencializar uma nuance pré existente.
Jonatan Junior
Permalink
Olá! Tenho uma dúvida, uma tinta de tom 6.0 pode trazer alguns reflexos de cor cobre para um cabelo que é naturalmente escuro?
Permalink
Olá Camila!
O 6.0 é loiro escuro, não é capaz de alterar a nuance para cobre. A nuance cobre normalmente é identificada pelo .4. Mas é sempre ideal buscar a orientação de um profissional colorista para te recomendar o melhor procedimento!
Jonatan Junior
Permalink
Dei uma passada e li seu comentario sobre a colorimetria. Gostei muito, bem explicativa, facil de entender, pessoas curiosas sempre terá vontade de ter mais conhecimento. Parabens pela matéria
Permalink
Olá Rinaldo
Ficamos felizes por você ter gostado! Compartilhe a matéria co seus amigos profissionais e nos ajude a levar informação a cada vez mais pessoas!
Jonatan Junior
Permalink
Olá Geneci!
Ficamos felizes com o seu comentário, é sempre bom buscar fontes seguras de informação para melhorar cada vez mais!
Jonatan Junior
Permalink
Boa noite, comprei tinta 46 (castanho acobreado dourado médio) mas penso que irá ficar muito clara no meu cabelo para o normal que costumo usar. É possível misturar o 30 (castanho escuro)? Obrigada pela ajuda!!
Permalink
Olá Saphira! Tudo bem? Para que você tenha um sucesso nos seus fios, orientamos que vá até o cabeleireiro de sua confiança para que ele faça o diagnóstico capilar pessoalmente para te indicar o que será mais indicado para o seu caso de acordo com o que você deseja. Tá bem? Sempre á disposição!
Permalink
Olá, se eu misturar loiro clarissimo+ loiro escuro em partes iguais com oxigenada 20 vl, que cor vai ficar?
Permalink
Boa Tarde Irene! Tudo bem? Vamos te ajudar. ❤ Orientamos você á ir até o seu profissional cabeleireiro credenciado pela Aneethun para que ele faça o diagnóstico capilar de forma presencial e te oriente de acordo com as suas expectativas. Estamos á disposição!
Permalink
gostei muito … me deu uma luz, tenho curso de assistente de cabeleireiro, estava com umas duvidas para alterar a cor do meu cabelo que é com cores fantasias! Quero muito fazer um curso específico de colorimetria eu amo trabalhar com cores especialmente as fantasias! parabéns pelo blog.
Permalink
Boa tarde Juh! Tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que você tirou suas dúvidas através do nosso conteúdo! ❤
Permalink
Ola gostaria de saber se posso somar cor base com cor fantasia como é feito ? Acho que foi a unica coisa que senti dificuldade , o post é maravilhoso obrigada
Permalink
Olá, não sou cabeleireira, mas amo olhar sobre colorimetria e saber exatamente o que vai ser colocado no meu fio. Esse post foi excelente, super explicativo, detalhado e esclarecedor! Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar essas informações valiosas!
Permalink
Ficamos muito felizes em saber que tenha gostado, Susan! ❤
Permalink
Amei muito bom
Permalink
Esse amor é recíproco, Ca! ❤
Permalink
Ola não sou cabeleireira mais adoro essas dicas . Gostaria de saber como pintar meu cabelo com a raiz branca com a cor 5.546 qual a cor devo colocar junto e qual as medidas das coloração .
Permalink
Boa tarde, Susan! Tudo bem? Agradecemos imensamente o carinho. ❤❤
Permalink
Então se eu misturar 7.43+5.74+5 vai dar 6.44?
Acertei?
Permalink
Bom dia meu cabelo e loiro de luzes , e tenho bastante cabelos brancos na raiz e uso a tinta 6.0 louro escuro para tampas esses brancos so que tenho interesse em pintar meu cabelo de ruivo acobreado que pelas minhas pesquisar quero usar a 7.43 so que como tenho cabelos brancos qual tom de tinta devo passar na minha rais ou misturar para que tenha a cobertura dos meus cabelos brancos e a cor que eu espero ?
Permalink
Olá bom dia qual resultado de 6.7 com 7.7 em um cabelo loiro dourado
Permalink
Gostei muito da matemática da colorimetria clareou bastante.Estou finalizando o curso mas não foi passado sobre o assunto.Obrigada!
Permalink
Olá Kawanne!
Sempre recomendamos fazer esse tipo de análise com um profissional colorista, é complicado recomendar procedimentos sem analisar a fibra.
Um abraço!
Permalink
Meu cabelo estava castanho claro (natural) quis pintar de vermelho e passei 4.66 porém a raíz ficou mais clara que o comprimento. Para igualar eu poderia passar um 3.66 ou apenas 3 na raíz?
Permalink
Boa noite . Gostaria de saber qual base para cobrir fios brancos se eu usar marsala 6.26 . Pois já colori uma x e os fios brancos ficaram rosa . Não sabia a base me disseram que a base é 6.0. Quanto usar de base no cabelo todo com a coloração e quando fazer retoque quanto usar para não manchar. Obrigada.
Permalink
otima explicação parabéns.
Permalink
Ola adorei as dicas , tenho o cabelo vermelho intenso gostaria de ficar morena iluminada estou a procura de um profissional, por isso estou vendo dicas de colorimetria, poderiam me dizer o que seria necessário para essa transição de cor …agradeço
Permalink
Boa tarde, Mayara! Tudo bem? Neste caso é necessário que você vá até o seu profissional cabeleireiro de confiança para que ele faça o diagnóstico capilar e com toda a técnica, realize esse procedimento. Uma vez que esse procedimento exige bastante cautela, e técnicas realizadas apenas por esses profissionais. Tá?
Permalink
Curso de colometria vcs tem
Permalink
Olá, Luciane! Tudo bem?
Apesar de nossos técnicos possuírem vasto conhecimento na área, no momento não realizamos cursos de Colorimetria por não trabalharmos com coloração. A Aneethun é especializada em tratamentos capilares e descoloração. Caso queira conhecer mais sobre nossos cursos da Academia Aneethun próximos à você, entre em contato com a franquia responsável por sua região. Para verificar qual é a franquia, acesse https://midi.as/franquias