Tempo de leitura: 6 minutos
Que cachos são lindos e muito poderosos todo mundo já sabe, não é? No entanto, só quem é cacheada entende o quanto essas madeixas precisam de uma dose a mais de cuidado para que o caimento e a forma de cada mecha fiquem incríveis.
Se você ostenta seus cachos orgulhosamente, pode fazer uso de uma técnica para texturizar os fios: a fitagem. Ainda não conhece o termo? Tem medo de a execução ser complicada?
Calma! Neste artigo, vamos contar tudo sobre fitagem no cabelo e você poderá desfilar com cachos bem definidos por aí. Vamos começar?
O que é a fitagem e quem pode fazer?
A fitagem é uma técnica simples de texturização dos fios, capaz de definir cachos naturais. A melhor parte é que o resultado pode durar até 3 dias, sem danificar o formato dos cachos ou amassar.
As mulheres naturalmente cacheadas ganham madeixas mais definidas e disciplinadas, e quem está em transição capilar e não vê a hora de ter seus fios originais em destaque também se beneficia do procedimento.
Moças com fios ondulados podem recorrer à fitagem para deixar o caimento mais bonito. No caso dos cabelos crespos, é recomendado cuidado: a técnica pode diminuir muito aquele volume maravilhoso do black power. Na dúvida, melhor experimentar e ver se o resultado funciona para você.
Ah, mais um detalhe: a fitagem beneficia quem tem cabelos mais densos. Quanto mais volumosas as mechas, mais natural e bonito fica o resultado.
Quais as vantagens?
É possível apontar três grandes vantagens da fitagem nos cabelos. Se elas correspondem ao que você almeja para seus fios, vale apostar:
Cachos mais definidos
A técnica de fitagem é capaz de definir os cachos por mais tempo. Os fios acabam ficando mais disciplinados. Ou seja, se você quer seus caracóis mais comportados, a fitagem é aliada. Se ama quando seus fios estão mais salientes e irregulares, melhor escolher outra técnica.
Controle do frizz
Não há mulher que não queira essa vantagem. Afinal, seria um sonho se olhar no espelho e não dar de cara com aqueles fios arrepiados, que, muitas vezes, comprometem o visual capilar como um todo.
Redução de volume
Cabe a você decidir se esse efeito é benéfico ou não. Por disciplinar os cachos, o cabelo acaba ficando menos volumoso. Se essa é sua intenção, aposte na fitagem sem medo. Se você acredita que quanto mais volume, melhor, no entanto, a saída é esquecer a técnica ou usá-la em ocasiões específicas (como reduzir o volume para usar algum acessório, por exemplo).
Como fazer fitagem no cabelo?
A fitagem no cabelo é uma técnica bem simples. Aqui, vamos explicar o passo a passo.
Passo 1
Em primeiro lugar, lave os cabelos como faz normalmente. Lembre-se de enxaguá-los vigorosamente para retirar o shampoo, ou seus fios podem ficar opacos e sem vida. Depois, use o condicionador de sua preferência e retire o excesso.
Passo 2
Divida o cabelo úmido em camadas (você pode trabalhar com cerca de 5 partes). Use um prendedor para fazer isso: assim, você pode começar pela camada de baixo para facilitar a aplicação e subir aos poucos. Se atente ao tamanho de cada mecha, quanto mais fina, mais definido e fechado será o cacho.
Passo 3
Agora, você vai precisar de um bom finalizador, como um leave-in de qualidade, um creme de pentear ou um mousse para fazer a mágica. O truque está na forma de passá-lo: você deve pentear o cabelo com os dedos, como se o que estivesse entre eles fossem fitas (daí o nome).
Atenção: a quantidade de produto utilizada é fundamental. Se o creme for ralo, coloque mais um pouco nas mãos, mas de forma que os fios não fiquem pesados. Além disso, passe longe da raiz para não dar um aspecto oleoso a essa área.
Respeite sempre o sentido de crescimento dos fios. Dessa maneira, os cachos que nascem no topo da cabeça devem receber a fitagem para cima; os fios das laterais, para os lados; e os inferiores, em direção à nuca, combinado?
Passo 4
Depois de o movimento de pentear com os dedos ser repetido em todas as camadas do cabelo, amasse os fios, das pontas para a raiz, de baixo para cima. Balance-os, com os dedos passando por entre eles, para separar os que estão muito grudadinhos.
Passo 5
Prontinho! Agora, você pode deixar seu cabelo secar naturalmente, evitando mexer muito no cabelo até a secagem completa. Cuidado com o difusor, já que ele pode aumentar o frizz. Depois, é só passear com cachos bem definidos por aí. No entanto, não passe a mão depois de seco para que o resultado dure mais, ok?
Para restaurar o efeito da fitagem nos dias seguintes, vale recorrer a um bom umidificador de cachos, repetindo o movimento de amassar os fios das pontas para a raiz.
Quais cuidados tomar com a técnica?
Como você viu, a fitagem nos cabelos é descomplicada e não requer muito do seu tempo para ficar perfeita. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, caso você opte por incluir a fitagem na sua rotina de beleza.
Fazer o procedimento em excesso pode ocasionar caspas, especialmente se você não tomar cuidado de evitar o produto na raiz dos fios. Ou seja: o ideal é fazer fitagem uma vez por semana ou a cada 15 dias, ok?
Ademais, tenha muita atenção ao produto escolhido para fazer a fitagem no cabelo. Entenda bem como seus fios se comportam com cada opção de finalização (leave-in, creme para pentear e mousse, por exemplo) e utilize aquela que mais valoriza seus cachos.
Cabelos alisados ficam cacheados com a fitagem?
A resposta é: não. Por isso, quem está em transição capilar precisa testar outras formas de finalização para a parte alisada do cabelo, porque a estrutura que ele apresenta será mantida.
Quem tem cabelo naturalmente liso também não consegue aproveitar a técnica de fitagem. Se o cabelo for oleoso, o resultado pode ser desastroso. Melhor procurar outros procedimentos mais adequados aos seus fios.
E então, gostou da técnica de fitagem no cabelo? Usa há mais tempo e pode dar algumas dicas? Quer usar a partir de agora e ainda tem dúvidas? Compartilhe tudo isso conosco nos comentários! Vamos adorar seguir nossa conversa sobre como deixar seus belos fios ainda mais lindos!
Link permanente
Muito bom e esclarecedor.