Beleza masculina: cuidados essenciais para barba, cabelo e bigode

Quem disse que os homens não podem se preocupar com a aparência? Afinal, estar feliz com o que se vê no espelho traz satisfação e eleva a autoestima de qualquer pessoa, o que é essencial para a qualidade de vida.

Há tempos que cuidar do cabelo, do corpo e da pele deixou de ser uma exclusividade do universo feminino. O homem moderno, antenado e interessado em sua imagem frequenta salões e busca saber mais sobre moda e beleza.

Os tempos mudaram e o mercado também: hoje, existe uma variedade de produtos e procedimentos desenvolvidos especialmente para homens que valorizam sua aparência e querem investir em bem-estar.

Quer saber mais sobre isso? Para este post, preparamos um guia completo sobre beleza masculina. Aqui, você vai conhecer os cuidados básicos que todo homem deve dominar para manter um visual de respeito e parecer um verdadeiro gentleman! Confira quais são os produtos e processos para um tratamento completo: barba, cabelo e bigode! Continue lendo e fique por dentro!

Cuidados com a barba

Desde os primórdios da humanidade, cultivar pelos faciais é sinal de virilidade e de que o homem atingiu a maturidade. Nos dias de hoje, barba e bigode nunca estiveram tão na moda, tanto que cada vez mais barbearias abrem nas cidades, e produtos especializados são lançados para tratar desse tipo de fio.

Nesta parte do post, vamos falar sobre cuidados com a barba e dicas para mantê-la sempre saudável e atraente. Acompanhe!

Como tratar dos fios da barba e bigode?

Como mencionamos, ostentar uma vigorosa barba e um bigode estiloso é tendência. No entanto, engana-se quem pensa que ter um visual bonito acontece apenas deixando os pelos faciais crescerem de qualquer jeito. Confira quatro cuidados e hábitos que todo barbudo deve incorporar na rotina:

1. Apare sempre 

Assim como o cabelo, aparar a barba é necessário para a manutenção da saúde dos fios e para manter bem o estilo escolhido. De nada adianta optar por um visual da moda se ele não for bem cuidado. Em poucas semanas, os pelos começam a crescer e comprometem o look original.

Para que a etapa de aparar seja um sucesso, é importante primeiramente entender que os pelos faciais têm seu próprio ritmo de crescimento. Os das laterais se desenvolvem mais rápido e, por isso, pedem um retoque mais frequente. Já o bigode é mais lento, por exemplo.

2. Capriche na limpeza

A limpeza é uma etapa obrigatória e indispensável. Além da poluição e impurezas que se acumulam nos fios, é comum um homem sujar os pelos faciais com comida ao longo do dia. Portanto, eles devem ser higienizados com frequência.

Para fazer bonito nesse momento, use um bom shampoo específico para a barba durante o banho — existem shampoos para cabelo e barba que fazem assepsia. Esse cuidado vai deixar os fios cheirosos e agradáveis, além de prevenir a proliferação de bactérias e problemas como a seborreia.

3. Hidrate

Os pelos faciais são naturalmente mais grossos, porém apostar em cuidados que vão deixá-los mais macios faz bem para a saúde e ainda contribui para melhorar a aparência da barba.

Produtos como loções pós-barba e óleos têm ativos capazes de tratar os pelos e conferir maciez. De quebra, eles também atuam estimulando os bulbos capilares do rosto, o que faz com que os fios cresçam mais saudáveis e fortes.

4. Não deixe a barba molhada

Muitos homens não se preocupam em secar a barba ou o bigode depois de lavar o rosto ou tomar banho. Todavia, isso pode ser perigoso: o acúmulo de água favorece a proliferação de fungos e bactérias que promovem a queda dos fios.

A alopecia fúngica é um problema comum relacionado à falta de secagem apropriada de cabelos ou pelos faciais. E tem mais: essa infecção agride os poros da pele, deixando a barba sem forma, desgrenhada e quebradiça. Portanto, não custa nada evitar tanta dor de cabeça e secar bem a barba com uma toalha depois de molhá-la, não é mesmo?

Como o homem pode mostrar confiança com a barba?

A barba é um elemento associado à potência, força e virilidade. Mais do que um acessório, ela pode mudar a vida de um cara e incrementar sua autoestima. Afinal, o crescimento dos pelos faciais marca o fim de uma fase: o homem deixa para trás o rosto limpo e a aparência de menino, e o seu visual se transforma.

Assim, a barba está presente em um rito de passagem que faz com que um homem se sinta mais velho e maduro, e, consequentemente, mais confiante e preparado para encarar diversos aspectos de sua rotina, tanto profissionais quanto afetivos.

Nesse ponto, vale reforçar o que já falamos aqui: não basta deixar a barba crescer. Para causar uma impressão marcante e conquistar olhares de admiração, é preciso investir na beleza masculina. Além disso, o homem deve escolher um modelo de barba que combine com seu estilo pessoal e que valorize o formato do seu rosto. Veja como:

1. Rosto redondo

Quem deseja alongar o rosto e amenizar os traços arredondados deve concentrar o volume da barba para a parte próxima ao queixo. Estilos como o cavanhaque são mais recomendados para equilibrar a face. Já costeletas e barbas muito concentradas na bochecha criam o efeito contrário.

2. Rosto triangular 

Ao contrário do anterior, aqui a intenção é atenuar um pouco o queixo. Portanto, vale a pena adotar um estilo que tenha barba mais cheia nas laterais. A barba rala — aquela que parece estar por fazer — e o bigode também ajudam a dar mais proporção ao rosto. Cavanhaques e barbas longas, por outro lado, não são uma boa pedida.

3. Rosto quadrado

Para quebrar um pouco as linhas retas e dar mais leveza ao rosto, basta evitar barbas tradicionais quadradas e optar por cavanhaques — que afinam a face — ou até mesmo uma barba mais cheia, com desenho, bem demarcado para dar plus ao visual. O ideal é deixar a barba crescer um pouco além do comprimento do rosto. Esse detalhe alonga, dá peso e harmoniza a face.

4. Rosto retangular

Aqui, o objetivo é reduzir o comprimento da face e equilibrar os traços angulares. Barbas mais cheias são recomendadas, enquanto o cavanhaque não valoriza esse formato.

5. Rosto oval

O rosto oval é considerado coringa e mais fácil de trabalhar, favorecendo praticamente qualquer tipo de barba. Portanto, cabe aqui a escolha que mais combina com o estilo do homem. Então, se gostar, pode se jogar e adotar algum visual que esteja na moda no momento, que é o que vamos ver a seguir!

Quais são as tendências de barba e bigode?

 

A barba e o bigode também não ficam de fora das tendências de beleza masculina. É certo que cada um tem suas preferências e que o formato do rosto deve ser respeitado, porém não existe nada de errado em explorar outras possibilidades e novidades, certo? Conheça os quatro estilos mais pedidos do momento:

1. Barba cheia

Com o sucesso de programas de TV que envolvem vikings e uma temática medieval, o visual de guerreiro com barba rústica está em alta. Esse modelo pede um pouco mais de comprimento no queixo e maior volume nas laterais.

Uma adaptação da barba cheia é o estilo lenhador. Ela é bem mais comprida e volumosa na região do queixo, portanto ótima para quem quer alongar o rosto. É a tendência certa para homens antenados, que curtem uma inspiração hipster.

2. Barba cerrada e desenhada 

O clássico estilo “por fazer” é ideal para quem não tem muitos fios ou não curte uma barba longa. Ao mesmo tempo, proporciona uma imagem adulta e séria. Vale a pena contar com um barbeiro para fazer a manutenção e garantir que as linhas sejam desenhadas de forma a valorizar o rosto.

3. Van Dyke

A barba Van Dyke é formada por cavanhaque cheio e bigode proeminente. O ator Johnny Depp é um grande defensor desse estilo, tanto que já virou sua marca registrada.

Como todas as barbas, exige manutenção cuidadosa para que o formato seja conservado. No entanto, uma vez que o homem tenha paciência para deixar crescer e investir nos cuidados de beleza masculina, conquista um visual único e cheio de personalidade!

4. Bigode em destaque 

Estilizado e sozinho — sem a companhia da barba —, ele faz uma diferença gigantesca no visual. Para adquirir um formato singular e ficar pontiagudo, por exemplo, como no estilo francês, a cera para bigode é um produto que permite todas as personalizações possíveis e mantém tudo no lugar. Elas ajudam a modelar e, de quebra, ainda hidratam os fios.

Cuidados com o cabelo

Agora, que acertamos a barba e o bigode, não podemos deixar os cabelos de lado. No fim das contas, eles também são elementos importantes que compõem a beleza masculina. Aqui, você vai entender mais sobre o universo capilar masculino, conhecer tendências, tratamentos e cuidados diários. Vamos lá?

Quais são as tendências de corte para 2019?

Para quem deseja mudar o visual e ficar em dia com a aparência, em 2019 não vão faltar boas ideias de cortes. Veja o que esperar deste ano e confira quatro ideias:

1. Corte César 

Esse clássico corte, que remete ao imperador romano e que também era muito popular nos anos 1990 — e fez a cabeça, na época, de celebridades como os rapazes do Backstreet Boys —, hoje volta com tudo, repaginado. Trata-se de um estilo com as laterais baixas e raspadas, acompanhadas de uma franja bem reta, não muito longa, em geral mais curta e perto da testa.

2. High fade

O fade é um corte marcado por degradê nas laterais. Quanto mais próximo do pescoço, mais rente é a raspagem. No entanto, o queridinho da vez é o high top fade, que promove uma gradação mais longa nas laterais, podendo atingir quase o topo da cabeça. O visual fica incrível em cabelos crespos ou mais finos. No alto da cabeça, o homem pode optar por ficar com mais volume e usar um topete texturizado.

3. Pompadour

Esse corte foi mania nas décadas de 1950 e 1960. Elvis Presley e James Dean são os representantes mais famosos desse estilo. Nos últimos anos, ele ganhou destaque com uma versão atualizada e vários adeptos, como Luan Santana, David Beckham, o cantor Bruno Mars, entre outros.

Em 2018, ele continua reinando absoluto. O visual é formado por laterais mais curtas ou raspadas em fade e um topete volumoso.

4. Longo dos anos 1990

Com a franja longa, o corte mais reto e um ar despretensioso, o cabelo longo que fez sucesso entre os roqueiros grunges nos anos 1990, como Kurt Cobain, do Nirvana, está de volta. A opção é interessante para quem quer deixar o cabelo crescer.

O corte fica ideal na altura dos ombros, dividido no meio ou penteado para trás. Homens que têm ondas naturais se beneficiam ainda mais com esse estilo, que favorece um look mais bagunçado e relaxado.

Quais os cuidados diários com o cabelo do homem?

No mundo da beleza masculina, cuidar do cabelo também é uma grande prioridade, já que as madeixas complementam a imagem do homem moderno. Além disso, sem os tratamentos certos, o homem vai ter que lidar com problemas bem inconvenientes, como oleosidade ou dermatite seborreica.

Aprenda a cuidar das mechas masculinas agora mesmo com a ajuda de quatro dicas:

1. Invista em um bom ritual de limpeza 

O cabelo masculino tende a ser mais oleoso do que o das mulheres, especialmente porque grande parte dos homens adota cortes curtos. Logo, para que ele não fique com aspecto de malcuidado, um bom hábito é lavá-lo todos os dias para controlar o excesso de oleosidade e evitar problemas como a caspa e o acúmulo de sujeira e microrganismos no couro cabeludo.

Contudo, muitos homens pensam que para higienizar basta apenas colocar a cabeça debaixo d’água. Uma lavagem eficiente é muito mais do que isso: deve-se, primeiramente, investir em um bom shampoo, que atenda à demanda de cada tipo de cabelo. Acompanhe estas ideias:

  • cabelos finos e com pouco volume precisam de shampoos com substâncias que deixem os fios mais encorpados;
  • os donos de cabelos crespos ou cacheadossofrem com o ressecamento, portanto devem procurar shampoos com ação hidratante, que vão ajudar a disciplinar os cachos;
  • mechas com tendência à oleosidade em excessonecessitam de produtos mais refrescantes e que atuem na regulação das glândulas sebáceas do couro cabeludo;
  • se o cabelo é rebelde e vive em um eterno bad hair day, não abra mão de shampoos ultranutritivos com óleos na composição que vão controlar o frizz e dar brilho.

2. Finalize

Depois de lavar os fios, é bom apostar em finalizadores para deixá-los arrumados e no estilo desejado. Itens como gel, cera e pomada modeladora são aliados na hora de estilizar o penteado e deixar o cabelo mais bonito. Todavia, a dica é aplicar pouco produto e não pecar pelo excesso, para não deixar as mechas muito oleosas.

3. Não se esqueça de hidratar

Tratamentos e máscaras hidratantes são “coisas de mulher”? De forma alguma! Os fios masculinos também estão sujeitos aos efeitos das agressões externas, que os deixam secos e sem vida.

Portanto, um ritual de hidratação — pelo menos a cada 15 dias — é uma ótima iniciativa para ter madeixas saudáveis. Se você sentir que o cabelo está pedindo socorro e não é reparado há tempos, invista no cronograma capilar para potencializar os resultados.

4. Aprenda a lidar com a queda capilar 

A calvície é o pavor de muitos homens. Infelizmente, esse é um mal determinado geneticamente, e indivíduos que veem seus pais, tios e avôs perdendo fios já se sentem praticamente condenados pelo destino. Entretanto, a situação não precisa ser tratada de forma tão dramática!

Além de ser possível evitar a queda precoce dos cabelos , hoje em dia existem tratamentos com substâncias química e laser que, com acompanhamento médico, prometem contornar o problema em seus estágios iniciais. Ademais, é importante lembrar que a calvície pode ocorrer devido a fatores que estão além da genética, como:

  • estresse e distúrbios emocionais;
  • má alimentação;
  • uso de hormônios sem prescrição;
  • distúrbios emocionais;
  • agressões ao couro cabeludo;
  • estilo de vida desequilibrado, com hábitos ruins, como fumar.

Logo, vemos que iniciativas como adotar uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas e proteínas contribuem muito para a manutenção e o crescimento dos fios. Outra ideia que pode ajudar, sobretudo no início, é o uso de shampoos antiqueda. Esses itens são ricos em ativos estimulantes e auxiliam inclusive na prevenção do problema.

Quais são os produtos mais indicados para homens com cabelo longo?

Fios compridos nos homens são sinônimos de um visual desalinhado e maltratado? Que nada! Conheça os quatro produtos básicos que salvam os cabelos masculinos e promovem madeixas saudáveis e brilhosas sem muito esforço:

1. Shampoo hidratante 

Ao contrário dos homens com cabelo curto, quanto mais comprido o cabelo, maior é a tendência de ter fios fracos e pontas secas, uma vez que a oleosidade natural do couro cabeludo demora a atingir toda a extensão. Logo, a aposta certa aqui é um shampoo com composição mais hidratante, que vai tratar e limpar os fios na medida.

2. Creme de pentear

Como o cabelo é longo, a etapa de finalização merece mais carinho. O creme de pentear nutre e trata as madeixas e ainda as protege de agressões como vento, sol e poluição, que causam males como o frizz. Se as mechas forem crespas ou cacheadas, esse produto será mais que um amigo, pois ajuda na hora de pentear, hidratar e manter o formato bonito dos cachos.

3. Óleo capilar finalizador

Usados depois do creme de pentear, nos fios úmidos ou secos, o óleo finalizador sela as cutículas e dá um toque final ao visual, deixando as mechas mais arrumadas e sem arrepiados. É um produto indispensável para quem tem cabelo cacheado ou crespo. Um ponto importante: não deve ser passado perto do couro cabeludo para não deixá-lo muito oleoso, certo?

Quais produtos são essenciais no banheiro de todo homem que preza pela beleza?

Se você chegou até aqui, já sabe muito sobre cuidados e beleza masculina, mas conhece os produtos imprescindíveis e que não podem faltar no banheiro de um homem vaidoso? Dê uma olhada:

1. Shampoo para cabelo e barba 

Já explicamos bastante sobre a importância desse item para a saúde dos cabelos e fios da barba e bigode, mas não custa repetir: para ter madeixas bonitas e com aspecto interessante, a limpeza é um passo primordial. Não subestime essa etapa e escolha produtos que vão turbinar o tratamento dos seus fios.

2. Pomadas e ceras modeladoras 

Muitos homens adoram investir em um penteado, como topetes e arrepiados. Mesmo que seja para deixar o cabelo com aspecto de bagunçado propositalmente, finalizadores como pomadas, ceras e sprays são as ferramentas perfeitas para manter o visual estiloso por horas e resistir a agressões como vento e chuva.

3. Pré/pós-barba 

Para fazer a manutenção do estilo da barba sem agredir a pele, um creme para barbear ou pré-barba é fundamental. Do mesmo jeito, o creme pós-barba é o complemento ideal, pois refresca e protege os fios e a pele depois da ação da gilete ou da navalha, proporcionando uma sensação maior de conforto.

4. Óleo para barba 

Fios ressecados, coçando e espetando a parceira: nunca mais! O óleo para barba é crucial para deixá-los alinhados, macios, hidratados e cheirosos. Para a pele não ficar muito oleosa, seu uso deve ser moderado — cerca de três gotas já fazem toda diferença!

O homem atual é vaidoso e entende que cuidar da aparência, das roupas, dos cabelos, da barba e do bigode faz muito bem para o seu bem-estar e amor-próprio. Afinal, quem não se sente mais feliz e com uma postura mais confiante quando projeta uma imagem da qual se orgulha?

Assim, investir em cuidados de beleza masculina faz bem para o corpo, a saúde e a mente de qualquer homem! Com as dicas deste post, essa tarefa vai ficar muito mais fácil. Agora, basta colocá-las em prática!

Gostou de ler este conteúdo completo sobre beleza masculina? Quer receber mais posts relevantes como este? Assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão por e-mail!

 

Compartilhe nas suas redes sociais