Conheça a Casa de Referência da Mulher Tina Martins

Tempo de leitura: 3 minutos

Suporte, atendimento e combate à violência contra a mulher.

No Brasil, uma em cada quatro mulheres já 

sofreu algum tipo de violência durante a pandemia, representando um aumento de 6% em comparação aos últimos anos. Esses dados foram coletados pelo Instituto Datafolha, em uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Esse estudo revela que, independentemente do momento em que o país esteja, a violência contra a mulher e as situações de vulnerabilidade são parte da realidade nacional.

A partir desse embasamento numérico e dos casos de consciência coletiva, já que muitos conhecem uma mulher que já sofreu violência, a atuação de instituições e abrigos para mulheres em situação de risco é imprescindível. Por isso, queremos destacar e apresentar a atuação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Casa surgiu do Movimento de Mulheres Olga Benário em uma ocupação do refeitório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Criado para combater a opressão, violência e exploração das mulheres, o Movimento nasceu na formação da delegação brasileira da 1ª Conferência de Mulheres de Base e foi posteriormente responsável por organizar a Conferência de Mulheres das Américas. 

Após anos, o Movimento marcou presença em todo o território nacional com passeatas, ocupações, realização de projetos e cursos profissionalizantes, casas de acolhimento e materiais informativos para firmar a importância de cuidar, proteger e fortalecer a população feminina.

 A atuação da Casa Tina Martins

Atualmente, o objetivo da Casa Tina Martins continua o mesmo desde a sua criação em 2016. A partir de quatro eixos principais, a instituição presta serviços de assistência, acolhe, incentiva e conscientiza as mulheres dos seus direitos e lugar no mundo. Confira cada um deles e suas respectivas importâncias abaixo.

 Eixo 1 – Formação Política

Neste primeiro momento, a Casa Tina Martins disponibiliza palestras, cursos, oficinas e rodas de conversas para as mulheres acolhidas. Dessa forma, a informação, o conhecimento e a conexão com outras figuras femininas são potencializados e incentivam o fortalecimento da mulher que chega fragilizada na Instituição.

 Eixo 2 – Encaminhamento

O encaminhamento jurídico e psicológico é fundamental para dar continuidade à libertação e proteção das mulheres vítimas de agressão. Tanto o direcionamento a recursos jurídicos quanto o de tratamento e ajuda psicológica são disponibilizados pela Casa, com parceiros como a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Minas Gerais.

 Eixo 3 – Acolhimento

A Casa disponibiliza três auxílios gratuitos para mulheres sem recurso financeiro: psicológico, jurídico e serviço social.

 Eixo 4 – Abrigamento

Em situações de emergência, onde a vítima de agressão precisa ser afastada imediatamente do agressor, a Casa abriga e acompanha até 8 mulheres de uma só vez.

 A participação da Aneethun

 A Aneethun é uma marca criada por e para mulheres. Além de desenvolver produtos e valorizar o protagonismo feminino, temos a consciência de que as mulheres precisam de proteção, igualdade de direitos e recursos para brilharem mais a cada dia.

Neste ano, criamos a campanha Somos Feitos Por Todas, onde viabilizamos conteúdos para conscientizar e convidar as pessoas a serem ativas na luta contra todos os tipos de violência à mulher. Nossa ação também será ativa e prática, assim como em 2021, a partir de uma parceria com a Casa de Referência da Mulher Tina Martins. Nós acreditamos no trabalho, dedicação e importância desta instituição e de muitas outras.

 Acompanhe a campanha em nossas redes sociais e confira os conteúdos postados no nosso perfil do Instagram: @aneethun. Todos  podemos fazer a diferença na vida de muitas mulheres.