6 dicas de penteado e beleza para arrasar nas festas de fim de ano

Tempo de leitura: 6 minutos

Fim de ano é uma época em que as energias se renovam. Você pode até estar cansada com tantas tarefas do cotidiano ou estressada com problemas corriqueiros, mas, quando chega o Natal e o Ano Novo, fica aquela sensação boa de que você pode fazer diferente, não é mesmo?

E para essas datas especiais e tantos outros eventos que surgem entre a família e os amigos no mês de dezembro, é possível fugir do trivial quando o assunto é beleza.

Que tal investir em você mesma e caprichar no cabelo nas festas de fim de ano? Há penteados simples e mais elaborados para todos os gostos e tipos de fio e comprimento. É só você escolher os preferidos e arrasar!

Confira a lista que preparamos com opções bem democráticas. Você com certeza vai querer testar quantas puder – e ficar linda com todas elas!

1. Vá de coque: é atemporal e versátil

No Brasil, o Natal e virada de ano acontecem durante o comecinho do verão, o que significa temperaturas mais altas e prováveis chuvas. Você consegue imaginar um penteado mais adequado para esse cenário que um bom coque?

Versátil, ele apresenta vários estilos e vai bem com cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. Você pode tanto apostar em um coque mais “justinho” quanto no famoso coque rosquinha. Há também a opção do coque mais desestruturado, ou seja, mais frouxo e com fios estrategicamente fora do lugar.

Se achar o penteado muito simples, pode incrementar com uma trança na raiz do cabelo — especialmente na lateral —, ou acrescentar acessórios, como lenços e tiaras. Quem tem cabelo trançado no estilo afro pode criar um coque ainda mais volumoso e com textura incrível!

2. Aposte nas variações de tranças

Tradicionais ou descoladas, não é mistério nenhum que as tranças vão bem com qualquer idade e são bem-vindas em todos os tipos de cabelo.

Uma boa dica é apostar em tranças mais desconectadas, de aspecto boho, com mechas soltas e volume. Esse efeito cai bem nas tranças tradicionais e nas queridinhas “espinha de peixe” — em que o cabelo é dividido em duas partes e finas mechas são cruzadas para o sentido oposto.

Os cabelos cacheados e crespos também ficam lindos com tranças afro, as “box braids”. A partir das trancinhas, é possível trançar novamente, criando penteados volumosos e belíssimos.

Aplicações de flores ao longo das tranças também criam um efeito interessante e lúdico para o fim de ano. Vale, ainda, apostar em pérolas, fitas ou outros recursos para deixar o penteado ainda mais bonito.

3. Use rabo de cavalo com praticidade e estilo

O rabo de cavalo, de tão prático, é tomado por algumas mulheres como simples demais para as festas de final de ano. Se você também pensa assim, reveja! O penteado pode ser muito elegante e charmoso com alguns recursos.

Uma das opções é o rabo de cavalo baixo na altura da nuca, em que o cabelo é partido ao meio e os fios ficam mais “apertados” no topo da cabeça, criando um visual bem moderno. Ondulados, cacheados e crespos também ficam incríveis com o contraste entre raiz comportada e comprimento do fio com muito volume.

Outra alternativa é o rabo de cavalo alto com fios mais soltos e volume no topo da cabeça. De toda forma, para arrematar, que tal acessórios em metal? Você pode, também, esconder o elástico com uma mecha do próprio cabelo e prender com um grampo. Chique!

4. Use cabelo meio preso para garantir glamour

 

Há quem não abra mão de deixar ao menos parte do cabelo solto. Nesse caso, as opções de cabelo semipreso são ideias que apresentam algumas variações bem democráticas e cheias de glamour.

Prender o cabelo de lado com o auxílio de presilhas ou tranças cria um efeito elegante e sensual. Ondas de diva são bem-vindas, especialmente para quem tem cabelos lisos ou naturalmente ondulados. Os fios cacheados e crespos arrasam com o penteado, principalmente com o comprimento bem volumoso.

O meio rabo de cavalo é um clássico e não tem erro, podendo ser arrematado com acessórios. Outra opção de cabelo nas festas de fim de ano é o meio coque, em que apenas a parte de cima do cabelo é enrolada. O resultado é urbano e bem atual.

Para deixar parte dos fios solta, vale caprichar nos finalizadores e produtos para estilizar os fios, como pomada, gel ou  creme.

5. Não economize nos acessórios para os curtos

Muitas mulheres não sabem o que fazer quando os fios estão curtos e acabam repetindo o visual em todos os eventos. Dependendo do comprimento dos fios, é possível trançar a franja para criar textura ou mesmo recorrer ao meio preso com efeito desfiado.

Se o cabelo está bem curtinho no estilo pixie, abuse dos produtos para modelar os fios e dos acessórios. Grampos coloridos ou com aplicações, feitos para aparecerem e tiaras ou presilhas levantam o visual.

É válido apostar tanto na criação de mais volume quanto na aparência de cabelo molhado. As duas opções são bonitas e práticas para as datas festivas.

6. Dica extra: arrase também na maquiagem!

Se o cabelo nas festas de fim de ano merece tanta atenção, descuidar da maquiagem pode comprometer o visual. Seguindo seus gostos e suas preferências, é possível criar uma make tão especial quanto os penteados que sugerimos.

Não tem medo de ousar? Então invista nos efeitos metalizados! Se for usar batons com esse visual, escolha nuances como vinho e rosa queimado que vão bem em praticamente todos os tons de pele. Já nas sombras, prefira cores como ouro, bronze e chumbo.

Mas se você prefere um efeito mais discreto e natural, prepare a pele com ainda mais cuidado, retirando a oleosidade e uniformizando o tom. Sombras neutras — como cinza e marrom — marcam o côncavo sem exagero.

Na boca, opções mais próximas ao tom de pele ficam bem sofisticadas. Isso vale para as mais branquinhas, que podem investir em nudes de fundo rosado, e para as de pele negra, que ficam ainda mais lindas com terrosos como marrom cremoso e vinho.

E então, conseguiu decidir qual será seu cabelo nas festas de fim de ano? Escolha os penteados que mais combinam com sua essência, que te deixam confortável com sua própria beleza e brilhe!

Se você gostou das nossas dicas, que tal compartilhar com suas amigas nas redes sociais? Temos certeza de que elas adorarão as nossas dicas.