Como acabar com o frizz do meu cabelo? Vem ver essas dicas!

Como acabar com o frizz do meu cabelo? Vem ver essas dicas!

Tempo de leitura: 6 minutos

A mulher que nunca teve um “bad hair day” que atire a primeira pedra. Os fios indisciplinados, armados e com muitos frizz são o pesadelo para qualquer pessoa minimamente vaidosa. O que poucas pessoas sabem, porém, é que com os cuidados diários certos é possível acabar com o frizz de uma vez por todas.

O frizz aparece nos cabelos por dois motivos: cabelos com falta de hidratação ou umidade excessiva do ar. Já notaram que em dias mais frios e chuvosos os fios ficam ouriçados e arrepiados e que, por mais que você tente colocá-los no lugar, nada funciona? Isso acontece porque a umidade do ar age como um imã que atrai para cima os fios mais fragilizados.

Para manter as madeixas alinhadas mesmo em dias extremamente úmidos é necessário seguir 5 passos fundamentais no cuidado diário. É importante saber que os resultados não irão aparecer de uma hora para a outra, mas a longo prazo é possível ter cabelos dignos de capa de revista mesmo em dias ou cidades úmidas. Quer saber quais são esses passos? Então vamos lá!

5 passos para ter cabelos lindos e acabar com o frizz

5 passos para ter cabelos lindos e acabar com o frizz

Menos química, por favor!

O excesso de procedimentos químicos como alisamento, progressiva, relaxamento e tintura — total ou luzes — resseca, quebra e deixa os fios fracos e opacos. O ideal é sempre esperar um período considerável entre um procedimento e outro.

Por isso, o cabeleireiro precisa estar em sintonia com a cliente e avaliar, a cada visita, as necessidades do cabelo. Uma reconstrução da fibra capilar entre um retoque e outro do alisamento, por exemplo, pode ser necessária para recuperar a queratina e fechar as cutículas do fio — cutículas seladas é sinônimo de cabelos disciplinados e sem frizz!

Hidrate mais, hidrate sempre

Hidratação é o procedimento básico para quem quer ter um cabelo bonito, saudável e, claro, sem frizz. O ideal é hidratar a cada 15 dias para que o cabelo recupere todo o brilho, maciez e viço perdido no dia a dia.

É natural que o cabelo perca um pouco de vida e fique ressecado, tanto por causa da correria diária — que faz com que você não dê a atenção necessária a ele durante cada lavagem —, como por causa de fatores externos — sol, vento e poluição. A cada dois meses faça uma hidratação mais profunda ou uma cauterização capilar — isso dará mais força ao fio.

Para as cacheadas e crespas o indicado é hidratar uma vez por semana, principalmente nas estações mais quentes do ano. Uma vez por mês faça uma hidratação mais intensa no salão de beleza. Os cabelos cacheados e crespos são mais sensíveis e tendem a ficar mais ressecados que os fios lisos.

Use produtos amigos

Sabe por que os cabeleireiros são os melhores amigos das mulheres? Porque só eles podem te dizer qual é o seu tipo de cabelo e quais são os produtos mais indicados para o seu uso diário.

Shampoo, condicionador, máscara e finalizador precisam ser adaptados às necessidades do seu tipo de cabelo e devem ser variados de tempos em tempos. Só assim é possível prolongar o efeito da hidratação, da coloração e dos demais procedimentos.

As escovas e os pentes também merecem atenção. Prefira sempre os que possuem cerdas naturais que agridem menos os fios e ajudam a deixá-los selados e disciplinados. O pente de madeira é uma excelente opção para reduzir o frizz.

Tome cuidado com o calor

Água quente demais, secador em temperaturas elevadas e o uso constante de chapinhas, difusores e babyliss são amigos íntimos do frizz. As temperaturas elevadas ressecam os cabelos, deixando-os estáticos e elétricos. Além de serem os vilões que contribuem para o surgimento das pontas duplas.

O uso do secador em temperatura morna e na posição correta — de cima para baixo e a uma distância de 10 cm do fio — ajuda a baixar o volume dos cabelos e a alinhar os fios. Ao final sempre jogue um jato de vento frio para potencializar o efeito da escova. Nunca se esqueça do protetor térmico ao usar secador, chapinha, babyliss ou difusor, ele protege o cabelo do calor excessivo e direto.

Corte de vez em quando

Manter o corte é sempre bom e eficaz para garantir a saúde dos fios e ajudar o cabelo a crescer. Para quem tem cabelos muito finos ou muito volumosos o mais indicado são os cortes retos para que os cabelos não armem ou para que os fios não fiquem ouriçados ao secar naturalmente.

Os cortes repicados — cortados com navalha — não precisam ser riscados da lista. Quando feitos por profissionais da sua confiança, e com equipamentos devidamente afiados, eles podem dar um up ao visual e até mesmo diminuir ou disfarçar o volume.

Dito tudo isso, é importante salientar que manter bons hábitos no dia a dia é o que faz você ter o cabelo dos sonhos. Ou seja, não adianta usar os melhores produtos, fazer visitas periódicas ao salão e manter o corte em dia se você não consegue desapegar de pequenas manias que, por mais inocentes que possam parecer, são nocivas aos fios, como por exemplo, cortar as próprias pontas.

3 manias que te impedem de acabar com o frizz

3 manias que te impedem de acabar com o frizz

Excesso de cremes

Seja leave-in, máscara hidratante ou condicionador, o ideal é sempre usar a medida de uma moeda de 1 Real e aplicar os produtos apenas no comprimento. Certifique-se sempre de que você removeu todo o produto do cabelo, se ele necessitar de enxágue.

Cabelo úmido e preso

Ao amarrar seu cabelo molhado ou úmido você contribui para a quebra do fio e, consequentemente, para o surgimento de frizz. Além disso, esse hábito promove o surgimento de fungos, caspas e seborreia no couro cabeludo.

Mãos pesadas

Tenha cuidado e delicadeza ao cuidar do seu cabelo. Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo com calma, ao secar não friccione os fios na toalha para não os deixar ouriçados. Já para pentear, comece sempre pelas pontas para desembaraçar melhor e evitar nós.

Cabelos bonitos, com brilho, volume e maciez demandam cuidados diários e constantes. Com os produtos adequados e bons hábitos é possível se ver livre do frizz, faça chuva ou faça sol!

Gostou das nossas dicas sobre como acabar com o frizz dos cabelos e já sabe como conseguir alinhar suas madeixas de agora em diante? Então compartilhe o post em suas redes sociais e espalhe a notícia!

 

Aneethun recomenda

Linha Liss System Alinhamento Capilar – Redução do frizz e liso duradouro para cabelos indisciplinados.

Aneethun Liss System

10 Comentários


  1. Gostaria de saber o fazer com o meu cabelo é todo cheio frizz mas não quero usar produtos químico como selate ou botox o que eu faco


    1. Olá Jusciara! Como seu cabelo está com frizz, o mais recomendado seria a linha Liss System. Ela proporciona nutrição e disciplina aos fios, promove um perfeito alinhamento capilar, reduz o frizz e garante um liso duradouro. Lembrando que a linha Liss System da Aneethun é um tratamento para cabelos indisciplinados e não altera o cabelo de forma definitiva como alisamentos e progressiva. Consulte sempre um profissional cabeleireiro antes de realizar qualquer procedimento nos cabelos.


  2. Olá tenho o cabelo ondulado e com muito frizz ,não quero mais usar creme de pentear pois deixa o cabelo muito oleoso.
    Qual o produto VC me recomenda?


    1. Olá Michelle, agradecemos seu contato. O produto mais recomendado é o LUMIÈRE SERUM um poderoso serum antifrizz, com formulação leve para controle dos fios mais rebeldes. Proporciona brilho intenso aos cabelos, contém silicones nobres e filtro solar, podendo ser usados nos cabelos secos ou úmidos.


  3. Quero comprar a água oxigenada de 20 volume como faço.


    1. Olá Leni! A Água Oxigenada é um produto de uso exclusivo do cabeleireiro, portanto sua comercialização é apenas para salões de beleza. Caso tenha um salão e queira adquirir o produto, entre em contato com a franquia responsável pela sua região e solicite a visita de um de nossos Consultores. Acesse: https://goo.gl/scBmoh


  4. Gostaria de comprar produtos da linha tem franquia em vinhedo sp ou mas proxima


    1. Olá Dianna! A franquia responsável pela região de Vinhedo-SP é:
      Aneethun Campinas
      Tel.: (19) 3787-5300
      campinas@aneethun.com
      Entre em contato e solicite a visita de um de nossos Consultores!


  5. olá o meu cabelo é afro, e muito volumoso. Uso produtos químicos para diminuir o volume, mas não quero mais usa-los, o que faço???


    1. Olá Leticia! Nesse caso indicamos o tratamento com a linha Kinoa que possui fórmula concentrada, rica em silicones especiais e óleo de girassol, que tem alto poder de hidratação, recuperando o teor de lipídios perdido durante o processo químico. Além de hidratar, nutre os fios através da quinoa e auxilia na recuperação da estrutura interna com o Nutramino Complex, promovendo tratamento instantâneo.
      Com o tratamento você pode deixar os fios escovados ou ao natural e ir cortando as pontas aos poucos até retirar todo cabelo quimicamente processado.

Comentários encerrados.