7 dicas essenciais para um cabelo loiro saudável

7 dicas essenciais para um cabelo loiro saudável

Tempo de leitura: 7 minutos

O loiro platinado está sempre na moda, mas é preciso ter cuidados especiais para não passar do ponto com o tom. Por causa da fragilidade dos fios pós-coloração, é fundamental adotar algumas atitudes para manter um loiro saudável.

Além disso, preocupar-se com a saúde das madeixas é sinal de autoestima. Este post é dedicado a você, que está em dúvida sobre os cuidados com o cabelo loiro e como mantê-lo saudável. Caso essa seja a sua realidade, falta de informação não será mais justificativa! Vamos às dicas essenciais para transformar o seu cabelo loiro em um verdadeiro cabelo de atriz de novela!

Hábitos saudáveis 

Todo o corpo precisa de hábitos saudáveis para desempenhar suas funções e manter-se saudável e belo, e com o cabelo não é diferente. É importante que você saiba exatamente qual é o seu tipo de cabelo, desde o couro cabeludo até as pontas. Isso implica no tipo de alimentação, na forma de enxágue e na frequência de lavagem.

A seguir, selecionamos algumas dicas de hábitos saudáveis para manter seu cabelo sempre com o brilho e a sedosidade que você tanto almeja. Confira:

  • Nunca durma de cabelo molhado.
  • Ao usar o secador, procure mantê-lo a uma distância de pelo menos dez centímetros do couro cabeludo e dê preferência pelas temperaturas amenas. O frequente uso do secador pode ressecar os fio e aumentar a quebra, resultando em cabelos danificados.
  • Evite chapinhas e alisamentos em intervalos menores de 7 dias.
  • Faça o último enxágue com água mineral.
  • Prefira lavar o cabelo com água morna ou fria.
  • Utilize máscaras de hidratação com frequência.
  • Procure manter uma alimentação saudável, principalmente com muitas frutas e legumes.
  • Tome, pelo menos, dois litros de água diariamente.
  • Utilize produtos profissionais e vá ao salão sempre que precisar de retoques e conselhos.

Cuidados com a descoloração 

descoloração é um procedimento que pode maltratar o cabelo, pois altera a estrutura dos fios, deixando-os mais fracos. O processo envolve a remoção dos pigmentos dos fios do cabelo e utiliza produtos compostos de peróxido de hidrogênio e alguns tipos de persulfatos (mas também existem produtos à base de amônia e silicato de sódio).

O tempo de aplicação dos produtos, o volume desses produtos, a estrutura do cabelo, bem como a cor dos fios são alguns dos itens a se considerar antes de submeter-se à descoloração. Portanto, para atingir um melhor resultado e para saber se o seu tipo de cabelo pode ser descolorido, procure um profissional especializado e de confiança.

É desaconselhável realizar descoloração caseira com o uso de água oxigenada, pois existe o risco de o resultado obtido não ser o desejado e provocar danos irreparáveis ao cabelo. Um profissional especializado em colorimetria é o mais indicado para realizar o processo de descoloração.

Tipos de produtos 

Existe uma variedade de produtos para um loiro saudável. A decisão de qual usar vai depender do tipo de cabelo. No caso de cabelos quebradiços, opte pela reconstrução e pela hidratação. Acrescente óleos à base de argan e macadâmia para otimizar o resultado.

Essa dica também vale para tratar o ressecamento oriundo da descoloração, pois as máscaras e óleos de hidratação devolvem os nutrientes, os minerais, as proteínas e, ainda, as vitaminas perdidas no processo químico. Lembre-se de utilizar os produtos sempre com os cabelos úmidos e respeitar o tempo de pausa — para evitar que os fios fiquem oleosos.

Produtos finalizadores também são importantes para garantir a saúde e o brilho dos fios. Além disso, são ótimos desembaraçantes e protetores de agressões, como a ação do vento, sol, sereno e outros agentes externos.

Manutenção

 

Por incrível que pareça, a manutenção do loiro deve se iniciar antes mesmo da descoloração. Reconstruir os fios com um produto à base de queratina ou óleo de figo, aminoácidos vegetais e ômegas de 5 até 30 dias antes de descolorir o cabelo é importante para fortalecer os fios e diminuir o impacto do procedimento. O ideal é conversar com o seu cabeleireiro e pedir indicações sobre os melhores produtos.

Depois de se submeter à descoloração, realize hidratações profundas, sendo que a primeira deve ser feita 3 dias após o procedimento. A partir disso, uma reconstrução a cada 15 dias e hidratações leves semanais vão ajudar na manutenção e você terá um loiro saudável por mais tempo.

Se o loiro começar a desbotar e você perceber que o cabelo está mais amarelado, utilize um neutralizador ou matizador e, mais tarde, no mesmo dia, faça uma hidratação profunda.

Cuidados diários para um loiro saudável 

Os cuidados no dia a dia passam por uma higienização adequada e a utilização de produtos para o seu tipo de cabelo. Para melhorar a absorção do shampoo e da máscara de hidratação e, de quebra, atingir os resultados, siga os seguintes passos:

  • Coloque uma medida do shampoo ideal para seu tipo de cabelo, no caso específico para cabelos loiros.
  • Molhe os cabelos uniformemente.
  • Aplique o shampoo por todo o couro cabeludo e espalhe por toda a extensão dos fios.
  • Faça movimentos circulares no couro cabeludo (caso seja um couro ressecado ) ou movimentos retilíneos (caso seja um couro oleoso) e esfregue durante um ou dois minutos.
  • Enxágue, de preferência com água mineral, depois, repita o procedimento.
  • Utilize máscara de hidratação uma vez por semana.
  • Não use produtos que não sejam indicados pelo seu cabeleireiro ou que deixem dúvida sobre a composição.

Cabelos com raiz ou pontas secas não devem ser lavados todos os dias, pois esse procedimento poderá tirar a oleosidade natural do cabelo, aumentando o ressecamento.

Proteção solar 

O verão exige o uso de um protetor solar para manter um loiro saudável. A proteção contra os raios UV ajuda a manter a cor e a saúde dos fios. Nada de ir à piscina ou se expor ao sol sem utilizar um bom protetor solar e impermeabilizante dos fios!

Além de evitar o ressecamento, o fator de proteção e impermeabilização evita o amarelamento do cabelo. Depois do sol e da piscina, procure utilizar um produto hidratante intenso, especialmente se seu cabelo tiver as pontas secas.

Mas atenção: abuse dos finalizadores com proteção UV durante todo o momento que estiver exposta ao sol.

Profissionalize os cuidados para manter o loiro saudável 

Quando falamos em profissionalizar os cuidados, não basta apenas ir ao salão de beleza. É preciso utilizar produtos profissionais e adotar bons hábitos em casa no dia a dia. Também é importante confiar no profissional e seguir sua orientação para ter certeza que o cabelo terá um aspecto saudável, mantendo o brilho e o equilíbrio todos os dias, mesmo entre os intervalos das visitas ao salão.

Com um pouco de cuidado, orientação profissional e os produtos certos, é possível manter um cabelo loiro saudável, de causar inveja em qualquer atriz de novela! E o melhor: sem gastar muito! Seja você mesma a responsável por um cabelo com mais brilho e equilíbrio!

Ficou com alguma dúvida a respeito deste assunto ou gostaria de dar sua contribuição? Deixe um comentário!

 

 

 

1 comentário

Comentários encerrados.