5 dicas de como se livrar do frizz e disciplinar os fios

Tempo de leitura: 3 minutos

5 dicas de como se livrar do frizz e disciplinar os fios

 

Não importa a cor, o comprimento ou curvatura dos fios, com a chegada do inverno e dos dias chuvosos, um fato muito indesejado tende a se tornar comum entre as mulheres: o temido frizz. Você sabe o que é?

O fio de cabelo é revestido por uma camada chamada cutícula, que funciona como uma barreira protetora contra agentes externos como poluição, sol, calor e agentes químicos. Quando seladas, as cutículas atuam retendo os nutrientes no interior do fio e mantendo sua superfície alinhada, deixando os cabelos saudáveis e brilhantes.

Entretanto, quando as cutículas se dilatam e permanecem abertas, além de deixar os fios desprotegidos, gerando uma perda da hidratação e de nutrientes essenciais, acabam por causar o efeito de cabelo arrepiado. 

 

Mas afinal, o que leva as cutículas a se abrirem?

Muitos são os fatores, que vão desde a forma correta de lavar os cabelos até a rotina de cuidados que você tem com os seus fios. Para te ajudar, vamos compartilhar algumas dicas e hábitos que você pode adotar no dia a dia para manter as cutículas alinhadas e evitar o frizz indesejado

 

1. Lave o cabelo com água morna ou fria

A água quente é uma das maiores vilãs dos cabelos. Ela causa ressecamento e aumenta a oleosidade na raiz. Fios ressecados ficam mais quebradiços e favorecem muito o surgimento do frizz. Por isso, sempre que for lavar os cabelos prefira uma temperatura mais amena.

 

2. Seque os fios da maneira correta

Essa dica começa logo após o banho, no modo como você utiliza a toalha para remover o excesso de água dos fios. Torcer o cabelo ou até mesmo esfregá-lo na toalha fragiliza os fios, causando quebra e consequente aumento do frizz. Nesse momento, o ideal é apenas pressionar o cabelo, sem esfregar. Outra dica importante é optar por toalhas de microfibra, que são mais delicadas e reduzem o atrito.

 

3. Penteie os fios com atenção

A forma e com o que você penteia o seu cabelo influencia no aumento do frizz. Cabelos ondulados, cacheados ou crespos devem ser penteados apenas enquanto os fios estiverem molhados. Além disso, a escolha do material é muito importante, pois pentes ou escovas de plástico aumentam o atrito e a eletricidade estática do cabelo. 

 

Para controlar o frizz, o melhor é optar por acessórios de material neutro como a madeira. Para as cacheadas, pentes com dentes mais largos são os ideais, pois não quebram o cabelo e garantem definição extra.

 

4. Proteja os fios das condições climáticas e mantenha-os hidratados

Chuva e excesso de umidade são grandes aliados dos fiozinhos arrepiados, mas é importante lembrar que quanto mais danificados estiverem os fios, mais fácil será a perda da hidratação e absorção da umidade externa. 

 

Por isso, aposte em produtos que blindam os fios da umidade e mantenha uma rotina regular de tratamentos. A frequência e o tratamento mais adequados dependem da condição de cada cabelo, e devem ser orientados por um profissional qualificado.

 

5. Invista em produtos disciplinantes

Existem no mercado produtos específicos de uso diário para quem sofre os fios rebeldes e busca por disciplina, como a linha Liss System. Desenvolvida para reter as moléculas de água dentro da fibra capilar, a linha Liss é ideal para nutrir e disciplinar os fios. Além de promover um perfeito alinhamento capilar, reduz o frizz e garante um liso duradouro, resultando em cabelos sedosos com balanço natural.

Com efeito memória e exclusiva tecnologia Amino Keratin B3 atua desde as camadas mais profundas até a superfície da fibra capilar, para fios visivelmente mais lisos a cada aplicação.

Aposte no uso do Shampoo e da Máscara disciplinante e não abra mão do finalizador Thermal Antifrizz, um spray condicionante termoativado que oferece um sistema de secagem ultrarrápida e proteção térmica durante o processo de finalização. Seu uso aumenta a duração da escova e prolonga a ação antifrizz mesmo em ambientes úmidos, garantindo um acabamento mais polido, brilhoso e duradouro.