Cuidados com o cabelo no verão: do mar à piscina

Cuidados com o cabelo no verão: do mar à piscina

Tempo de leitura: 6 minutos

As altas temperaturas no verão pedem dias com direito a banhos refrescantes no mar ou na piscina. Afinal, é impossível resistir a um convite para ir à praia, relaxar e buscar alívio para o calor. No entanto, esses momentos tão prazerosos podem prejudicar a saúde dos seus fios.

Tanto a água do mar quanto a da piscina são danosas para os cabelos, pois elas contêm, respectivamente, sal e cloro. Todavia, não é só isso, a exposição ao sol, areia, excesso de suor, entre outros fatores, fazem do verão a estação que exige cuidados redobrados com as madeixas!

Para evitar fios danificados e manter sua beleza e hidratação, você não precisa ficar em casa e deixar de se divertir nas areias escaldantes! Continue lendo este post e confira algumas dicas de cuidados com o cabelo no verão para exibir mechas dignas de uma sereia! Vamos lá?

Depois do banho, corra para a ducha!

A água do mar tem muito sal e areia, que desidratam o fio, deixando-o mais frágil e embaraçado. Ao mesmo tempo, a piscina tem elementos químicos, como o cloro, que também danificam os cabelos.

Logo, depois de se esbaldar no banho, o ideal é você procurar uma ducha ou fonte de água doce para retirar esses excessos no cabelo. Faça isso antes de lavá-lo com shampoo.

Não importa também se você planeja dar outro mergulho: cada vez que sair da piscina ou do mar, enxágue os fios. Assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. Quanto menos contato com elas, menor será o dano.

Prepare o cabelo antes e depois dos mergulhos

 

Antes da praia ou da piscina, que tal blindar seu cabelo para amenizar os danos? Esse detalhe vai fazer toda a diferença para proteger os fios. Assim, espalhe um creme de pentear com proteção solar.

Ele vai encapar os fios e preservar a integridade do cabelo por mais tempo em contato com a água salgada ou o cloro. Uma dica extra: não deixe de reaplicar o leave-in durante o dia, toda vez que voltar de um banho.

Chegou em casa? Agora é hora de tratar e fazer uma hidratação potente. Lave os cabelos com shampoo e invista em uma boa máscara. A ação do sol, do cloro e do sal retira nutrientes e desidrata o cabelo profundamente. Logo, você precisa repor o que foi perdido ao longo do dia para reparar essas agressões.

Saiba preservar a sua cor!

Muitas loiras querem fugir da piscina com medo de que seus cabelos ganhem um tom esverdeado. Enquanto isso, muitas sentem que o sol desbota a cor das mechas. Se você tem cabelo tingido, não precisa entrar em pânico! Com alguns truques, vai aproveitar o verão sem estresse!

Os raios ultravioletas oxidam a melanina — proteína responsável pela coloração dos fios — e podem alterar a cor dos fios. Muitos cabelos, por exemplo, podem ganhar uma tonalidade mais amarelada e com aparência ressecada.

Nesse caso, o shampoo roxo e a máscara matizante podem ajudar a neutralizar o amarelo. Em geral, para preservar o tom, aposte em produtos com proteção solar ou use acessórios, como chapéu e lenço, para evitar a exposição em excesso.

Outra questão que envolve as mulheres de cabelos claros é o risco de ficar com uma nuance verde nos cabelos. O culpado por isso é o cobre, uma substância presente em agentes usados para tratar a água da piscina. Logo, para contornar esse problema, as loiras devem:

  • manter os fios sempre hidratados para que fiquem fortes;
  • enxaguar sempre o excesso de cloro com água doce após cada banho;
  • abusar de produtos com proteção solar;

Abuse dos óleos

Durante o verão, as lavagens são mais frequentes e, por conta de tantas agressões externas, os fios ficam mais porosos, com suas cutículas abertas. Resultado: cabelo armado, ressecado e com frizz. Além da hidratação, você também precisará nutri-lo e a melhor forma de fazer isso é com óleos.

Os mais populares são os de macadâmia e de argan. Eles potencializam a lubrificação dos fios, deixando-os mais maleáveis, brilhantes e sedosos. Se tiver cabelo oleoso, aplique o produto em pouca quantidade, apenas nas pontas.

Se ele estiver mais ressecado e precisando de uma supernutrição, aposte na umectação com óleo vegetal de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são ultrapotentes e agem melhor se ficarem mais tempo em contato com os fios.

Para acertar na umectação, espalhe um pouco de óleo mecha por mecha, prenda os cabelos em um coque frouxo e deixe agir por, no mínimo, quatro horas. Você pode inclusive dormir assim e lavar os fios na manhã seguinte.

Escolha o shampoo ideal

Adotar um shampoo mais nutritivo e reparador para o seu tipo de cabelo, que ajude a turbinar a hidratação. Esse tipo de produto tem ativos que tratam os fios e realizam lavagem menos agressiva.

Adote uma rotina de cuidados

Se o seu cabelo já está danificado por causa de processos químicos ou se você é cacheada e pretende curtir muita praia e piscina no verão, saiba que vai precisar se comprometer com uma rotina séria de cuidados!

Os cachos e ondas, por conta de seu formato natural, tendem a ser mais frágeis e ressecados por não receber tanto a oleosidade natural produzida no couro cabeludo. Já os tingidos e alisados, por causa dos processos, perdem parte de sua força e de seus nutrientes. Assim, eles vão exigir um carinho redobrado para que os fios sobrevivam ao verão com saúde e beleza.

Além de todas as dicas que demos aqui, vale a pena investir no cronograma capilar, que é composto de quatro etapas:

  • hidratação — repõe a água nos fios e os deixa mais macios;
  • nutrição — restitui lipídios e promove a elasticidade;
  • reconstrução — repara e recompõe a fibra capilar, devolvendo a força;
  • blindagem — sela e protege a fibra capilar.

O cronograma capilar é constituído pelo uso de máscaras de hidratação e nutrição intercaladas semanalmente. A reconstrução deve ser feita uma vez por mês ou, no máximo, quinzenalmente.

Com estas dicas de cuidados com o cabelo no verão, você está pronta para arrasar com fios luminosos nas areias ou no clube e curtir essa estação sem culpa! Aproveite!

Gostou de ler este post sobre cuidados com o cabelo no verão? Está em busca de produtos incríveis que vão salvar suas madeixas e deixá-las mais lindas e sedosas? Entre em contato com a Aneethun e fique com os cabelos sempre incríveis!

1 comentário

Comentários encerrados.